Quem esperava uma palestra falando sobre construção de marcas, Starbucks e a visão de mundo do home que transformou a marca numa genuína Love Brand, pode ter se decepcionado ou vivido um momento histórico. Durante sua aparição no SXSW,  no concorrido e grandioso auditório “D” do centro de convenções de Austin, Howard Schultz falou mais de política e lançou sua candidatura independente à presidência dos EUA em 2020. Provocado continuamente pelo jornalista Dylan Bryers, da NBC News, sobre a ousadia e as credenciais em torno da sua candidatura, Schultz se saiu bem, garantindo que será um candidato que pregará aquilo em que acredita, e que confia que o povo americano sabe diferenciar o bem, do mau.

Ele disse acreditar em sua capacidade como líder, oferecendo aos americanos uma opção aos que não querem reeleger Donald Trump. E aos que nunca quiseram, na verdade, eleger o atual presidente.

“Cem milhões de pessoas não votaram nas últimas eleições”, destacou.

Schultz afirmou que os mesmos valores que o levaram a construir uma empresa em que colaboradores se tornam sócios, e na qual sucesso significa a vitória de cada um deles, guiarão sua candidatura e sua conduta na presidência do país.

“Nem todas as decisões de negócios são de ordem econômica. Sei como unir pessoas ao redor de uma ideia e de um projeto, e sei que nada é de graça. Alguém sempre está pagando a conta. Empresas precisam fazer mais por seus funcionários, e o sucesso traz consigo imensa responsabilidade. Negócios não passam apenas por fazer dinheiro, passam por trabalhar a humanidade, levantar a moral das pessoas, dar oportunidades de crescimento para as pessoas.”, destacou.   

Schultz falou pela primeira vez sobre sua possível candidatura no programa 60 Minutes, da CNN, há cinco semanas. Desde então, vem amadurecendo a ideia e, diante dos aplausos e do apoio da plateia do SXSW, certamente deve ter saído ainda mais empolgado.