Estreio este ano no SXSW, com luxuoso oferecimento da BETC/Havas, já com a inevitável FOMO – Fear of Missing Out. O que é certo ter, em um evento que atrai mais de 70 mil pessoas, tem mais de 2 mil palestras, quase 5 mil palestrantes, e pasmem, quase 800 festas ao longo de 10 dias. Entre as muitas palestras, apresentações, workshops e mentorias, há pelo menos 50 leituras de livros que rolarão aqui e ali. Cerca de 50 livros estão sendo lançados, divulgados ou inspiram discussões durante o encontro e, em alguns casos, os próprios autores leem trechos de suas obras para a plateia, ou batem papo com convidados, ou respondem perguntas. Ou tudo ao mesmo tempo.

Os assuntos variam e se encaixam dentro dos três grandes temas guarda-chuva do SXSW: Interatividade (que engloba tecnologia, convergência, marketing e outras áreas afins), Música e Filme.

O que se percebe, este ano, é o predomínio de uma busca por sentido, propósito e humanidade, em especial nas relações com o trabalho. Em “Limitless: How to Ignore Everybody, Carve Your Own Path, and Live Your Best Life”, Kayra Gassner Otting garante que sucesso não significa dinheiro, poder, ou acesso, mas tem a ver com conexão, contribuição e controle. “Imperfect Courage: trading comfort for purpose”, livro da escritora, empreendedora e podcaster Jessica Honegger, fundadora do projeto Noonday Collection, também ganhou uma sessão de leitura. Ele conta a história de como Jessica trocou uma carreira mais tradicional por uma vida com propósito e impacto verdadeiro no mundo, lançando o surpreendente projeto Noonday. Erica Keswin, especialista em ambientes de trabalho, é autora de “Bring your Human to work”, que ensina estratégias para transformar completamente ambientes de trabalho, tornando-os mais humanos, e privilegiando relacionamentos.

Propósito também é tema de inúmeros livros que falam de marcas: em “Perspectives on purpose”, por exemplo, Nina Montgomery apresenta casos de marcas como Ben & Jerry’s, Sephora, Airbnb, Prophet e Diageo. O prefácio é assinado por Jessica Alba e Christopher Gavigan, co-fundadores da The Honest Company, uma marca dedicada a produtos para bebês e cosméticos “honestamente seguros”, que cumprem o que prometem. Haverá um bate-papo entre Gavigan e Nina sobre as marcas com propósito no século XXI. 

Outro destaque, “Be Fearless” é o resultado de uma profunda investigação da jornalista Jean Case, chairman da National Geographic, sobre o que têm em comum os chamados “change makers”, inventores e revolucionários do passado e do presente. A resposta está no título do livro: a coragem praticamente sem limites.

Cito ainda duas curiosidades na programação: o livro “What we keep”, que explora, em plena era da nuvem e da economia compartilhada, a relação de 150 pessoas com seus objetos favoritos, suas coisas. Os autores Bill Shapiro, escritor e editor da revista Life, e a escritora Naomi Wax revelam histórias muitas vezes extraordinárias a respeito de objetos prediletos de celebridades e também pessoas comuns. O outro encontro que vale considerar é com Chip Conley, o experiente hoteleiro que, já cinquentão, atuou como consultor para o Airbnb em fase startup. Ele divulga no SXSW seu livro “Wisdom @ Work – the making of a modern elder”, em que dá dicas sobre como se tornar um profissional mais velho moderno, fazendo bom uso da sabedoria e da experiência, valores que vivem, segundo ele, um processo de revalorização no ambiente de trabalho.

 Cobertura patrocinada por BETC/HAVAS