Claudia Penteado

Sem medo de ser feliz ou mesmo de canibalizar algumas das melhores histórias que tradicionalmente leva às suas páginas impressas, o New York Times coloca no ar, em junho deste ano, nos canais FX e Hulu, sua série “The Weekly”, apresentada nesta quinta-feira (8) no SXSW, em Austin. O time que trabalha no projeto há vários meses, composto, entre outros profissionais, pela editora de histórias Liz Day,  pelo editor Sam Dolnick e pela repórter especializada em imigração Caitlin Dickerson, aposta na originalidade do formato do projeto, que tem episódios de 30 minutos, que focam não no processo de apuração dos repórteres, mas nas histórias em si, com momentos de suspense e tensão reais.

A aposta é na força das histórias, conforme escreve Liz, que semanalmente acompanha o trabalho dos jornalistas dentro da nervosa redação do NYT em busca de boas histórias para transformar nos mini documentários.

“Para os repórteres é interessante porque suas histórias se ampliam, podem ganhar novos públicos e principalmente ser exploradas de maneira mais detalhada”, comenta Liz, que diz possuir o melhor job do planeta.

Há pelo menos quatro  documentários já prontos e outros 18 em produção.

Sam diz que o projeto se diferencia de outros programas jornalísticos como Vice porque não é focado em furos de reportagem ou temas exclusivos – embora isso não esteja descartado.

A ideia é abordar temas variados e, também, ampliar o alcance internacional do programa.

“Ir para a TV foi uma decisão de ir para onde está a audiência. A TV e o Streaming, é onde estão as pessoas. E fazer TV é muito difícil”, concluiu Sam.

Cobertura patrocinada por BETC/HAVAS