Talento pioneiro

A Cia de Talentos, consultoria de educação para carreiras, foi fundada como pioneira no segmento há 30 anos, por Sofia Esteves, graduada em psicologia com pós-graduação em gestão de pessoas. Ela é fundadora e presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos. O grupo está em um momento de transformação, que começou em 2017 com o lançamento da nova marca, um manifesto com valores da empresa, e o posicionamento de mercado como a primeira empresa focada em educação para carreira. Agora, acaba de contratar como CEO a profissional de marketing Alessandra Caramico (foto na página ao lado). Com quase 20 anos de experiência e formação em engenharia pela Politécnica da USP, ela trabalhou em empresas como Telefônica, Otima (mobiliário urbano), McKinsey & Company e DocuSign. A empresa contratou também Adriana Cambiaghi como diretora-executiva. Ela tem 15 anos de experiência em consultoria estratégica e organizacional, e como headhunter, é ex-diretora de RH da Nielsen, trabalhou na Robert Half e Korn Ferry/Hay Group, entre outros.

 

Como e quando nasceu a Cia de Talentos?

Depois de trabalhar em uma loja de móveis como vendedora, emprego que me ajudou a pagar meus os estudos, tive a oportunidade de ter minha primeira experiência em uma consultoria de recursos humanos. Lá passei por vários desafios, mas consegui provar minha competência. Fui contratada como assistente, em 15 dias passei a ocupar o cargo de consultora e depois de um ano me tornei gerente da área. Depois disso, fui buscar outra oportunidade numa empresa de recolocação de executivos. Após 6 meses, me deparei com uma situação que ia contra os meus valores e decidi pedir demissão.

Sem emprego, conheci uma psicóloga que me propôs alugar uma sala em seu consultório. Mas quase ao mesmo tempo recebi uma ligação de um diretor de uma grande empresa, cliente da minha antiga consultoria. Foi neste telefonema que tudo começou. Ele gostaria que eu liderasse um projeto, mesmo sabendo que eu não trabalhava mais na consultoria. Com isso aluguei a sala no consultório da psicóloga e iniciei meus trabalhos com apenas uma mesa, três cadeiras e uma máquina elétrica alugada.

Assim nasceu, em janeiro de 1988, a Decision Making, que depois passou a ser a DM, e agora é o Grupo Cia de Talentos.

 

Como você entrou para a área de educação para carreiras? Qual sua formação e background?

Educação para carreira é uma evolução dos nossos processos, atendendo às necessidades e demandas desse mercado em constante mutação. É a fusão das áreas de seleção, desenvolvimento e gestão de carreira, que antes aconteciam em paralelo ou sequencialmente, mas agora tiveram o processo unificado dentro da Cia de Talentos. Antes, selecionávamos, treinávamos e só depois falávamos sobre gestão de carreira. Agora olhamos o todo e tudo ocorre atualmente ao mesmo tempo, digital ou presencialmente. Cada experiência com a Cia de Talentos passa por uma jornada de aprendizagem sobre carreira e habilidades relevantes para o mercado de trabalho de hoje e do futuro. Queremos complementar a formação técnica e oferecer a todos que interagem conosco a oportunidade de estarem mais preparados para tomar melhores decisões de carreira e, consequentemente, de vida.

 

Mudou muita coisa na vocação do grupo de quando foi fundado até agora? O que, basicamente?

Começamos com seleção. Depois de 10 anos passamos a trabalhar o desenvolvimento de profissionais. Então passamos a ajudar os jovens do ensino médio a fazer suas escolhas para ingressar no ensino superior. Esta última fase se deu pelo fato de que há uma evasão de 50% em média dos alunos que ingressam no ensino superior.

 

O que levou vocês a esse momento de transformação, com nova marca, novas líderes e novas plataformas? Quem criou a nova marca?

Dentro do novo posicionamento do Grupo Cia de Talentos está a oferta de conteúdo com o objetivo de suportar o conhecimento de quem busca se inserir no mercado de trabalho ou se manter atualizado. Continuamos apaixonados por descobrir e desenvolver pessoas e acreditamos mais do que nunca numa visão totalmente inovadora no contexto de recursos humanos, que é a educação para a carreira. Nossa proposta continua sendo criar soluções relevantes, que impactam positivamente a vida das pessoas.

A nova identidade visual vem para acompanhar as mudanças que um mundo em constante transformação exige, sem perder sua essência e o que foi construído ao longo de sua trajetória. As mudanças foram totalmente desenvolvidas pela equipe de designers, formada pela Aline Borges, Daniela Moniwa e Gabriela Telles, e teve como proposta explicitar a alma da empresa, que possui em seu DNA a inovação e a leveza nas relações.

 

Por que buscar profissionais como a Alessandra e a Adriana fora da área da educação para liderar a Cia de Talentos?

A chegada da Alessandra Caramico (CEO) e Adriana Cambiaghi (diretora-executiva) vem para agregar competências complementares, gerando valor à empresa e fortalecendo o novo posicionamento de consultoria em Educação para Carreira.

 

Ter como CEO uma profissional de marketing é estratégico? Qual o objetivo?

Com certeza a expertise em marketing da Alessandra nos ajudará a deixar mais claro para o mercado nosso posicionamento e os trabalhos que realizamos, além de fazer do Grupo Cia de Talentos uma empresa mais competitiva, comunicando todos os serviços que oferecemos de forma efetiva. O que mais nos chamou a atenção na Alessandra é seu potencial para inovar ao trazer estratégias de eficiência operacional e processos com metodologias ágeis. É importante fazer um bom trabalho, mas também é importante que as pessoas fiquem sabendo que foi feito e como foi feito. Hoje temos um vasto portfólio de clientes que estão conosco há muito tempo. Isso é prova da qualidade do nosso trabalho e do quanto sabemos nos reinventar para sempre levar algo diferenciado e inovador.

 

Quais as estratégias mais efetivas de marketing quando falamos de educação para carreiras? Qual o principal cliente de vocês, as empresas/contratantes ou os profissionais/entrantes no mercado?

Hoje, sem dúvida, o meio digital é a arma principal para estarmos em constante contato com nosso público. Sejam os jovens profissionais em início de carreira ou os profissionais que já estão em cargos mais altos. Porém, o mix estratégico entre o on e o offline é algo que traz efetividade na nossa comunicação. Não podemos apenas esperar que através de uma comunicação digital teremos o retorno que esperamos. Atualmente, com o grande volume de informação que recebemos ao longo do dia, precisamos ser relevantes e estar em toda a jornada diária das pessoas. Seja através de um post nas redes sociais, em um evento oferecendo um conteúdo relevante ou mesmo através de uma palestra em uma faculdade.

Há muitos anos atendemos grandes clientes em toda a América Latina, como Unilever, Itaú, Mercado Livre, Natura, Santander, J&J, Akzo Nobel e Nestlé, entre outros. Empresas que só trabalham com a gente por saberem que entregamos um serviço que vai além do recrutamento e seleção. Em cada projeto entregamos experiência que marca a vida das pessoas e ajuda a construir suas carreiras.

Fale um pouco mais sobre as plataformas Biruta, Bettha e Jornada para o Futuro. O que são? Como foram os primeiros testes? Qual a capacidade de atendimento de cada uma delas? 

Os novos produtos já estavam funcionando em formato de protótipo em parceria com grandes empresas, escolas conceituadas do ensino médio, universidades e desenvolvedores nacionais e estrangeiros. Uma das plataformas é o Biruta, com trilhas de interesses de carreira para estudantes do ensino médio; a outra é o Bettha, plataforma com ferramentas desenvolvidas com validade psicométrica e desenvolvimento de habilidades com foco no aumento da empregabilidade dos jovens; e tem ainda o Jornada para o Futuro, que é uma cocriação com as melhores universidades do Brasil e grandes empresas. A grande sacada é a quebra dos muros entre escolas, professores, alunos e mercado de trabalho. Isso se dá unindo conhecimento, habilidades socioemocionais para qualquer carreira, além de cruzar as expectativas, valores e a cultura do indivíduo com as organizações.

 

Qual o impacto dessas plataformas nos negócios da Cia de Talentos? Expectativa, resultados…

Ampliação do nosso portfólio agregando mais produtos on e offline, focados em educação para carreira.

 

Tem algo para ser lançado ao longo do ano? O que poderia adiantar?

Estamos desenvolvendo a fase dois do Jornada para o Futuro, uma versão digital que terá uma abrangência nacional, expandindo ainda mais a capacidade de formação, direcionamento e inclusão.