Iniciativa vai focar inicialmente em criativos, mas tem planos de ampliar para outras áreas

Hugo Nery, redator da Lew'Lara, e Will Rodrigues, diretor de arte da MGNT, anunciaram o lançamento do portal Talenton, um banco de dados de profissionais com deficiência (PCDs) que, no primeiro momento, focará apenas em criativos.  

A ideia surgiu a partir do dado do Observatório da Diversidade que apontou que apenas 1,6% dos trabalhadores do mercado publicitário é PCDs.

"Eu sou PCD e sempre me incomodei em não ver outros PCDs nas agências por onde passei. O objetivo é ser um banco de dados onde os profissionais de criação se cadastrem e quem esteja procurando contratar alguém PCD possa ir lá e encontrar", afirmou Nery.

O executivo também ressaltou que está nos planos do Taleton ampliar o banco de dados para outras áreas como mídia, planejamento, atendimento e entre outras. "Também estamos trabalhando para deixar o site 100% adaptado para pessoas com deficiência visual", completou.

Para o lançamento, os criativos escrevem uma carta anunciando e explicando o projeto. Leia na íntegra:

"Taleton é mais que uma iniciativa. É um sonho e uma luta para termos mais pessoas com deficiência nas agências de propaganda e em todos os outros ramos desse Mercado Criativo. Porque é nesse mercado que muitos conceitos são criados e preconceitos destruídos. Além disso, num mercado que quanto mais repertório de vida, mais ideia boa, ninguém vai ter um repertório igual dessas pessoas.

Você pode avaliar e dar uma nota aos portfólios. Só não pode ser dó. Aqui tem muito talento, mas poucas pessoas. Por isso, se conhecer algum PCD que tá nessa aérea, compartilhe.

Num futuro próximo, queremos ampliar para outras áreas, além de entrar nas universidades, faculdades e cursos para ajudar a formar novos criativos."