TAM aposta em campanha emocional
Estreitar relações com o consumidor e reforçar a qualidade do atendimento estão no foco da nova campanha da TAM Linhas Aéreas, lançada nacionalmente neste dia 5. Desenvolvido em parceria com a Young & Rubicam e a Wunderman, o projeto se apoia no conceito “A gente faz um mundo por você”, assinatura presente em todas as peças. A estratégia inclui uma série de filmes, anúncios impressos, spots de rádio e ações no meio digital. “Começamos a trabalhar na atualização do conceito em novembro do ano passado. Estava na hora de renovar”, diz Eduardo Costa, diretor de marketing da TAM.
Inicialmente, dois filmes vão ao ar na TV. Em “Escritório”, um rapaz concentrado trabalha no momento em que um copo de suco de laranja é colocado na mesa à sua frente. O momento marca a revelação de que, na verdade, ele está em um avião da companhia. Já em “Desenho”, após ser atendida por uma comissária de bordo, uma menina faz um desenho da funcionária e a presenteia ao fim do voo. “Entre o final de maio e o começo de junho vamos estrear mais dois comerciais. O primeiro apresenta um executivo no aeroporto, com destaque para o atendimento da empresa. Já o segundo tem como personagem uma mãe que, a bordo, enfrenta dificuldades para levar o filho pequeno ao banheiro. Cada um dos quatro filmes reflete a preocupação da empresa com a qualidade do serviço”, afirma Costa.
No projeto, o planejamento estratégico e de mídia, bem como o conceito criativo, ficaram a cargo da Y&R. Mídia online e redes sociais estão aos cuidados da Wunderman. O executivo define a campanha na internet: “A princípio, vamos reproduzir os anúncios na plataforma digital. A divulgação, no entanto, será mais ampla. Há peças para um público mais jovem, como as que têm como protagonistas um casal de mochileiros e um surfista. A ideia é criar conexão rápida com diversos tipos de consumidor”.
Embora não revele números, Costa afirma que o valor investido pela TAM em publicidade este ano é duas vezes maior do que o de 2012. “Estamos bem felizes com o caminho escolhido e confiantes de que o retorno não será apenas financeiro, mas, também, de reconhecimento por parte dos clientes”, diz.
No ano passado, o Grupo Latam Airlines, do qual fazem parte a TAM e a chilena LAN Airlines, registrou lucro líquido de US$ 8,5 milhões no quarto trimestre. O número de passageiros aumentou 11,9% em relação a 2011. O executivo afirma que quatro fatores definem a preferência por uma companhia aérea no Brasil atualmente: quantidade de destinos atendidos, bem como opções de voo direto ou com conexões mais rápidas; preço; confiança na marca; e programas de fidelidade – o da TAM foi criado há 20 anos e possui dez milhões de clientes cadastrados.