Telefônica/Vivo investe em aplicativo de mensagens instantâneas
O aplicativo TuGO é a novidade da Telefônica/Vivo para mensagens instantâneas e de voz para competir com serviços como Skype e o WhatsApp no Brasil. A novidade já funciona na Grã-Bretanha, Argentina, Colômbia e Peru. O anúncio foi feito durante a Futurecom, maior evento de telecomunicações da América Latina, segundo o Estadão.
A operadora, que foi uma das primeiras a se posicionar contrária a serviços como WhatsApp, Viber e similares, afirmou através de Amos Genish, presidente da Telefônica/Vivo, que ‘regras iguais para todos’ em relação à competição entre as operadoras e as empresas de internet, conhecidos no mercado como OTTs (over-the-tops). Ele disse ainda que a intenção é brigar pela desregulamentação das operadoras em vez de regulamentar ou onerar as OTTs.
O TuGO é um aplicativo diferente do WhatsApp, apesar da companhia dizer que são simulares. A ideia da Vivo é tornar o número de celular flexível, ao permitir que as funções de voz e SMS fiquem disponíveis para outros dispositivos. O modelo é simular ao Skype, aplicativo da Microsoft, permitindo ligar para qualquer lugar do mundo com preço de uma ligação local. As mensagens enviadas custam o mesmo que um SMS.
O aplicativo, no entanto, só está disponível para quem é cliente Vivo, e as chamadas feitas por meio do app serão cobradas do crédito pré-pago; no caso do pós-pago, o valor será debitado do pacote de serviços contratados, segundo a Vivo. O download já está disponível no Brasil nas lojas de aplicativos para Android, iOS e Windows Phone.
*Com informações de O Estado de S.Paulo