Televisão via streaming e em plataformas móveis ganha espaço

A maioria das pessoas (86%) ainda prefere assistir televisão do modo convencional, mas formas alternativas como o streaming e as plataformas móveis têm ganhado espaço entre os consumidores dessa mídia, aponta uma pesquisa realizada Ipsos OTX com mais de 15 mil pessoas em 20 países.

Mais de um quarto dos entrevistados (27%) disseram assistir TV via computador e 16% disseram usar o streaming do PC para gerar as imagens em seu aparelho televisor. O uso de dispositivos de gravação foi citado por 16%, enquanto as plataformas móveis foram mencionadas por 11%.

O streaming é mais popular entre turcos (44%), russos (36%) e chineses (33%), também aqueles que mais usam computadores para assistir TV. O Brasil está em um grupo intermediário, onde o streaming é usado por 15% dos entrevistados e os computadores, por 21%.

A Turquia (20%) e a China (25%) também estiveram à frente como os mercados onde mais são usados dispositivos móveis para assistir TV, atrás somente da Coreia do Sul (26%).

Os modos alternativos de assistir televisão são mais comuns entre os consumidores de até 35 anos. Desse grupo, 35% citaram laptops e computadores, 20% mencionaram o streaming e 15% usam plataformas móveis, índices que são de 17%, 11% e 5% respectivamente entre a faixa etária de 50 a 64 anos.