Telhanorte inclui carro elétrico na frota
Um carro elétrico acaba de chegar à frota da rede de materiais de construção Telhanorte, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain. O veículo parte da loja instalada na Marginal Tietê, na região Norte de São Paulo, e segue rumo à entrega de compras realizadas no e-commerce da marca.
“Estamos avaliando a performance nesse momento dessa nova logística para que possamos, a médio prazo, incorporá-la em outras lojas da rede. É importante observar que não tivemos custos adicionais para a implementação do veículo em nossa operação, uma ação sustentável, econômica e inovadora em que todos saem ganhando, principalmente, claro, o meio ambiente”, destaca Michelle Oliveira, diretora de logística da Telhanorte.
O objetivo é a preservação do meio ambiente. A partir de uma recarga de 4 horas, o carro consegue realizar dezenas de entregas, com média de 100 a 150 quilômetros percorridos por dia. As entregas ocorrem entre 8h e 17h, de segunda a sábado. A meta do grupo Saint-Gobain é reduzir a emissão de carbono em 20% até 2025 e em 100% até 2050, considerando lojas, centros de distribuição, logística e demais frentes de atuação do grupo em todo o mundo.
A decisão ainda incide em vantagens operacionais. O carro elétrico é liberado do rodízio municipal, tem baixo custo de manutenção, além de oferecer inteligência logística. A partir de controle digital por aplicativo, é possível identificar o consumo, autonomia, programar novas recargas e estudar locais estratégicos para carregamentos.
Desenhado pela Telhanorte em parceria com a Osten Fleet, empresa da Osten Group, especialista em gestão de frotas, o projeto buscou “para a Telhanorte uma solução que viabilizou a troca da frota a combustão por veículos elétricos minimizando o impacto da operação junto ao meio ambiente, reduzindo custos de manutenção e combustível e aumentando a capacidade instalada de logística”, confirma Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet, que identificou um modelo capaz de atender tanto o tipo de utilização como o prazo de início do projeto.