“Temos bala na agulha para surpreender”
Luis Flávio Padilha estará no júri do Cannes Lions pela primeira vez
Luis Flavio Padilha é o novo nome forte da mídia da AlmapBBDO. Ex-Havas, na semana anterior ao seu embarque para Cannes, onde fará parte do júri de Media, o executivo assumiu como VP de mídia da agência. Experiente na área, ele fala que “a reverberação de uma ideia pelo social media é onde está a força do resultado de um bom case”, já que hoje “cada pessoa é a própria mídia”. Ele fala que vai defender os cases brasileiros nessa disputa pelos prêmios e espera que o país traga mais Leões do que a média histórica. Segundo Padilha, que considera Cannes “o mais importante dos festivais”, o Brasil deve inscrever menos, por causa do atual momento econômico, mas, pela qualidade das peças que já avaliou, acredita que o país pode surpreender. Veja a seguir os principais tópicos de sua entrevista.
MELHORES PROFISSIONAIS
A minha expectativa no júri é de trocar experiências com os melhores profissionais da atualidade no mundo. Esse grupo é o mais destacado no mundo da publicidade nesse momento. Espero ver ótimos cases de outros países e também defender os cases brasileiros nessa disputa pelos prêmios.
CASES
Por enquanto só conheci alguns cases de agências brasileiras, dado que todo o julgamento será realizado na semana prévia ao festival. Difícil citar só apenas algumas campanhas, mas o set de cases de Pedigree e também do Itaú me deixaram esperançoso que o Brasil poderá ter um bom resultado.
IMPACTO POSITIVO
Espero ver cases transformadores, como tem sido a tendência dos últimos anos. Para chegar até o shortlist, precisa ter impacto positivo na sociedade, numa marca ou até como modelo de negócio. Esses são aqueles que devem se destacar.
TENDÊNCIAS
A reverberação de uma ideia pelo social media é onde está a força do resultado de um bom case. Cada pessoa hoje é a própria mídia, então esse efeito é o mais desejado para que uma campanha ou uma ação tenha êxito.
DESAFIO
Já julguei em outros prêmios, mas Cannes é realmente o mais importante e o desafio será poder ajudar o país a converter o maior número de Leões possíveis. 2014 foi o melhor ano de Brasil na competição de mídia com 9 Leões (no ano passado, foram 4 Leões). O objetivo é que igualemos esse score. Se possível, ultrapassar esse número.
FASCINANTE
Fico fascinado em como a transformação dos hábitos de consumo com a revolução digital mexeu, e seguirá mexendo, profundamente com o cenário de mídia. Os players são globais e as estratégias para as marcas têm de considerar esse contexto. Para um profissional de mídia, esse é o melhor momento da história. Nunca essa área teve tanta relevância e impacto na decisão dos anunciantes.
CRITÉRIOS
Meus critérios para julgamento envolvem o impacto das campanhas para as marcas, a simplicidade da ação e a relevância. Os cases que não entreguem qualquer um desses pontos dificilmente entrarão no shortlist.
BRASIL
A expectativa é que tenhamos um número de inscrições menor pelo atual momento econômico, no entanto, pela qualidade do que já tive a chance de ver com algumas agências, acho que temos bala na agulha para surpreender e trazer um número de prêmios superior à média histórica.
INESQUECÍVEL
A minha expectativa para o festival é enorme. Acho que a primeira vez ninguém esquece. Espero que seja realmente inesquecível.