“Temos que atender os clientes em tempo real”, diz executivo da GfK
O futuro da pesquisa. Esse foi o assunto escolhido por David Krajicek, membro do board da GfK, para a sua apresentação no Congresso da Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), que acontece na capital paulista. Krajicek defendeu a ideia de que, para crescer no mercado, é preciso velocidade.
“Os clientes estão gerenciando suas marcas em tempo real e nós temos que atendê-los em tempo real. Esse é um dos segredos para o crescimento”, disse o executivo. “Você precisa dar uma resposta ao seu cliente em tempo real, ele não pode esperar”, completou.
Outro assunto abordado por Krajicek – e que também diz respeito ao crescimento – é o marketing. Para ele, é preciso investir no marketing 1 a 1. “O marketing 1 a 1 vai ser muito eficaz por conta da individualização das pessoas. Você não precisará mais falar com todos, a comunicação será mais individualizada”, garantiu.
Crise
Chiara Vascotto, consultora de insight inglesa, falou sobre aquele é um dos assuntos mais comentados entre os brasileiros. A crise econômica. Em um tom otimista, ela se mostrou otimista com o futuro do país. “O Brasil tem tudo para brilhar e é isso que eu quero ver logo”, disse.
Como exemplo ela citou o caso do atentado de 11 de setembro. “Derrubaram as torres gêmeas e os americanos se reergueram e estão cada vez mais fortes”, relembrou.
Para defender a tese de que a crise fortalece um país, ela citou um exemplo de Londres. “Na época da crise, as pessoas de Londres deixaram de usar os seus carros e passaram a andar mais a pé. E, quando a crise acabou, as pessoas continuaram a andar a pé”, destacou a especialista.
Chiara falou ainda que uma das estratégias para driblar a crise está no envolvimento. “Precisamos ter um relacionamento em quantidade em todos os aspectos da nossa vida e o sucesso é estar envolvido com as coisas, com as pessoas”, destacou.