Tendências e previsão de cores: entenda como esses processos impactam diferentes indústrias
Texto: Paula Csillag
Empresas das áreas de pigmentos, tintas imobiliárias, embalagens, cosméticos, móveis, decoração, têxtil, vestuário, automotiva, eletrônicos, utensílios domésticos, entre outras, necessitam de forma cada vez mais rápida definir, periodicamente, paletas de cores para seus produtos sintonizadas com o comportamento do consumidor. Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo em 2016 apontava falta de profissionais especialistas em cores. Para tal função, é necessária uma visão mercadológica de comportamento do consumidor aliada a um conhecimento da comunicação visual das cores, abrangendo a habilidade de elaborar tais paletas de cores para empresas, chamadas de color trends (tendências de cores), sintonizadas com o color forecasting (previsão de cores). Profissionais geralmente contratados por empresas para fazerem isso têm formação em química, design, arte, moda, marketing ou administração, sendo geralmente necessária uma complementação para tal atuação.
Color Forecasting, ou previsão de cores, é o processo de prever as direções prováveis de tendências de cor por um espectro da moda e de produtos de consumo. A previsão de cores é parcela do processo de desenvolvimento de produto e faz parte da indústria do Trend Forecasting (previsão de tendências), recentemente avaliada mundialmente em US$37 bilhões pela WGSN.
De acordo com diversos especialistas da área e estudos de mercado, é notória uma influência entre os diversos setores do mercado. Lea Eiseman (Pantone) e Patricia Verlodt (Color Marketing Group), afirmam que a moda vestuário influencia acessórios, cosmética, decoração, automóveis e tecnologia. O que está na moda vestuário, após dois anos vai para decoração, diz Jean-Philippe Lenclos (Atelier 3D Couleur). Para Robert Daily (Du Pont) as cores em carros refletem tendências vistas na alta costura, decoração e design gráfico.
E por que as previsões de cores são tão importantes? Pois produtos que lidam com uma cadeia produtiva tendo a participação de diferentes empresas, necessitam produzir cores em sintonia. Por exemplo, produtores de tecidos, precisam produzir nas cores que foram produzidas por empresas de fios, que por sua vez precisam produzir fios com pigmentos produzidos por empresas de pigmentos. Na área de tintas imobiliárias, grandes empresas trabalham com sistemas tintométricos, e as cores mais vendidas devem ter estoque para sua viabilidade comercial. O trabalho de color trends é essencial para as decisões destas principais cores. Uma escolha indevida em qualquer um destes setores produtivos pode representar milhões de prejuízo.
Os forecasters têm bola de cristal? Forecasters preveem ou ditam cores? Trata-se de uma dialética complexa da dinâmica do mercado, uma vez que as tendências são captadas de nichos de mercados de influenciadores. O fato é que com paletas de cores organizadas e adaptadas a cada marca, o consumidor é melhor atendido e tem suas necessidades satisfeitas. Por outro lado, as paletas de tendências de cores auxiliam a indústria a se organizar e otimizar os lucros. Uma estratégia win win de inteligência de mercado.
*Paula Csillag é professora do Workshop Tendências das Cores e seu Impacto nas Estratégias de Comunicação e Design, que faz parte do Dynamic ESPM, programa que dá liberdade ao estudante para definir cada etapa do seu desenvolvimento profissional.
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