Tendências visuais
Fazendo parte do programa do roadshow- TopTrends/Cannes Lions, organizado pela Fenapro, a GettyImages compartilhou o seu relatório anual de Tendências Visuais. Tendo como base mais de 1 bilhão de buscas anuais e 400 milhões de downloads, a GettyImages realiza esse relatório anualmente.
Ao saber como seus clientes estão buscando imagens, a empresa tem condições de avaliar tendências importantes para publicitários. Neste relatório de 2019, foram destacadas duas macrotendências e microtendências derivadas. A primeira macrotendência destacada foi Autenticidade é a palavra do momento!.
De fato, a autenticidade tem sido apontada como um atributo-chave a ser buscado em todas as manifestações de uma marca. Isso tem sido assunto nos grandes festivais. Aquela prática de trabalhar as imagens à perfeição, deixando-as impecáveis, dá lugar a uma atitude mais natural, buscando a verdade por trás de cada imagem.
Principalmente as pessoas retratadas, que são mostradas sem retoques, muitas delas representando biotipos que não eram escolhidos em seleções de anos atrás. Um exemplo é a microtendência Greyhairdon’tcare (Cabelos grisalhos não importam). Uma série de fotos de mulheres grisalhas, sem a preocupação de esconder seus cabelos brancos, são agora buscadas, em nome da autenticidade.
Mulheres que decidiram ter cabelos naturais, que se sentem libertas e curtem isso. Outra microtendência apresentada embaixo do guarda-chuva da autenticidade foi Positividade da pele. A cor ou imperfeição da pele não é mais tabu. Sardas e uma grande variedade de condições de pele fora dos padrões estereotipados de beleza passam a ser valorizadas na busca por imagens autênticas.
A terceira microtendência desse grupo é A volta do flash. “O que pode ser mais autêntico do que a dura realidade de um flash? Ele destaca, pode ser divertido e autêntico, algo que todas as marcas sempre almejam”. É assim que a empresa define essa tendência.
A segunda macrotendência é Diversidade, Inclusão & Movimento LGBTQ+. No Cannes Lions deste ano essa tendência foi amplamente representada nos trabalhos vencedores e no conteúdo do festival. A primeira microtendência desse grupo é Mais do que amor.
E é descrita dessa forma: “Eles trabalham, riem, choram, eles têm amigos, eles saem, vão à escola, eles bebem ou não, eles amam suas famílias biológicas, eles redefinem a família para si mesmos, eles se casam, eles se tornam parceiros, eles optam por relacionamentos não monogâmicos, eles têm filhos ou escolhem não ter filhos, eles se alinham com a designação de gênero no nascimento, eles abandonam o conceito de gênero completamente, encontram amor, optam pelo amor e muito mais”.
A segunda microtendência desse grupo é Famílias: Uma visão mais inclusiva, descrita assim: “Atualmente, o que constitui uma família típica não significa mais o padrão: pai, mãe e dois filhos – embora seja essa ainda a versão que muitas vezes vemos retratada na mídia. O aumento de famílias mestiças, pais adotivos e avós criando filhos, significa que precisamos ver imagens mais inclusivas de famílias que reflitam a sociedade atual”.
E a terceira e última microtendência destacada é Beleza Inclusiva. Marcas de belezas estão mais acessíveis a todos os tipos de peles – femininas e masculinas. Isso demonstra uma nova preocupação com todos os tipos de beleza. O estudo mostra que 70% das mulheres não se sentem representadas na mídia e isso é um dado alarmante.
Com esses dados em mãos, a empresa procura disponibilizar imagens adequadas às novas tendências. O projeto #ShowUs (#NosMostre), ganhador de Leão de ouro no Cannes Lions, é um reflexo disso. Em parceria com a Dove e com a Girlgaze, a Getty criou o maior banco de imagens do mundo, desenvolvido por mulheres, não binários e pessoas que se identificam como mulheres para acabar com os estereótipos de beleza, exibindo um novo padrão global para mostrar representações autênticas e inclusivas. Autenticidade e inclusão: tendências para ficarmos de olho!
Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)