Terra recupera direito de fazer cobertura do Big Brother Brasil
O Terra recuperou o direito de prosseguir com sua cobertura do Big Brother Brasil. A decisão favorável foi proferida pelo desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª câmara cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi liberada “a divulgação de conteúdo estritamente jornalístico sobre o programa, vedada a exploração comercial da marca”.
A proibição havia ocorrido na última semana, após uma liminar concedida pelo Juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a pedido da TV Globo e da Endemol, empresa holandesa detentora dos direitos do reality show. Eles declararam que a cobertura exercida pelo Terra representava violação dos direitos autorais de ambas as empresas (leia mais aqui).
O Terra reitera que todas imagens da cobertura publicadas no site dedicado foram disponibilizadas pela Globo Comunicação, setor da Globo responsável pela divulgação do programa por terceiros, não havendo, portanto, violação dos direitos. Além disso, destaca que jamais explorou comercialmente a marca do programa. “O Terra defende o direito constitucional de livre acesso à informação de seus usuários, por isso vem dedicando recursos à cobertura do Big Brother Brasil, atendendo à demanda do público brasileiro para um espaço de discussão e debates sobre as questões provocadas pela interação dos integrantes do BBB e seus impactos na nossa sociedade”, declarou, em comunicado.
Outro portal que sofreu as mesmas sanções, mas que também conseguiu liberação na justiça, foi o UOL (leia mais aqui).