The Body Shop, Natura e Ampara Animal: juntas contra testes em animais
A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, e a Ampara Animal, ONG brasileira de proteção animal, se uniram no Brasil em uma campanha global para proibir testes em animais na indústria cosmética. O objetivo é banir, até 2020, testes em animais com finalidade cosmética em produtos e ingredientes em todo o mundo.
A campanha Forever Against Animal Testing (Para Sempre Contra teste em Animais) tem um abaixo assinado lançado pela marca britânica em parceria com a Cruelty Free International. A meta é ter oito milhões de assinatura e submeter a petição à ONU.
Já foram coletadas mais de 5 milhões de assinaturas no mundo e o Brasil está entre os dez países que mais contribuíram. No Brasil, as assinaturas estão sendo coletadas nos 120 PDVs da marca inglesa e pelo site. A Natura também uniu forças ao projeto, ao mobilizar sua rede de relações para angariar assinaturas.
A parceria entre as organizações prevê uma série de ações conjuntas para ampliar a conscientização em relação aos testes em animais na indústria cosmética, além de angariar assinaturas para o abaixo assinado e chamar atenção para a causa da proteção animal no Brasil.
Karina Meyer, diretora de marketing da The Body Shop Brasil, destaca o apoio global da Cruelty Free International e da Ampara Animal no Brasil. “Certamente, a causa ganhará ainda mais força para conseguirmos chamar atenção da importância da aprovação de uma lei nacional contra testes em animais, além de coletar todas as assinaturas necessárias para levarmos essa petição até a ONU”, diz.
A campanha Para Sempre Contra teste em Animais começou em maio de 2017 com a meta de coletar oito milhões de assinaturas. A expectativa é influenciar a legislação dos 189 países signatários da ONU. Cerca de 80% de todo o mundo não tem leis que proíbam os testes em animais na indústria cosmética, inclusive o Brasil.
Juliana Camargo, presidente da Ampara Animal, comenta que a aliação com a marca inglesa fortalece o movimento contra os testes em animais na indústria cosmética. “Com essa união alcançaremos resultados mais expressivos neste objetivo em comum, um mundo mais ético e justo, não somente para os animais, mas para todos nós”, explica.
O foco da iniciativa em 2017 foi conscientizar e derrubar mitos em torno dos testes em animais e das alternativas disponíveis para substituir a prática. Em 2018, a meta é atingir os oito milhões de assinaturas e apresentar o documento à ONU, para que seja convocada uma convenção internacional sobre o assunto. Para 2019, com a ajuda da ONU, o objetivo é promover aproximação com governos e agências internacionais para criar a lei.
Ao apoiar a campanha pelo fim dos testes de cosméticos em animais, a Natura busca engajar sua rede de mais de 1,7 milhão de consultoras, 6,4 mil colaboradores e milhões de clientes. A Natura não testa produtos ou ingredientes em animais desde 2006, e tem investido em estratégias integradas de testes e uso de métodos alternativos, como pele 3D.
A The Body Shop, comprada pela Natura em setembro de 2017, nunca realizou testes de seus produtos em animais e, desde 1989, faz campanhas para acabar com essa prática. Natura, The Body Shop e Aesop (que também nunca testou produtos ou ingredientes em animais) integram a Natura &Co, identidade corporativa do grupo.
Andrea Alvares, VP de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura, afirma que esse é um momento marcante para a marca. “Há mais de dez anos, não fazemos testes em animais e hoje nos mobilizamos para defender o fim dessa prática em toda a indústria cosmética em consonância com nosso compromisso com a vida. Nos juntamos à The Body Shop para ampliar o alcance dessa campanha e engajar toda a nossa rede de relações nesse movimento. Compartilhamos da mesma visão de que os negócios devem ser uma força para o bem”, afirma.
“A crueldade com animais na indústria cosmética é um tema sobre o qual as pessoas se importam profundamente. Estamos muito felizes em ter o apoio da Natura nesta campanha. Juntas, poderemos alcançar grandes feitos”, comenta Jessie Macneil-Brown, responsável pelas campanhas da The Body Shop.
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