New York Times busca opções para extensão da marca
Sob o tema “Acelerando a transformação”, Alice contou a estratégia da publicação para se manter rentável em meio a perda da receita vinda da publicidade e o crescimento do meio digital.
Segundo ela, o jornal tem adotado algumas medidas que ela chamou de “extensão de marca”, que fizeram com que o jornal fosse além da notícia e conseguisse dobrar seu alcance. Como exemplo, a executiva citou a criação da agência de viagem Times Journeys, cujo objetivo é agregar conteúdo à experiência turística. Ela contou que a ideia não é competir com os líderes do segmento, mas sim ser uma alternativa para os leitores, oferecendo roteiros diferenciados e construídos ao lado de especialistas em temas como enologia, história, música, literatura e ecologia.
Ela contou que um dos próximos roteiros da agência é uma viagem para Galápagos. “Claro que não se trata de um roteiro novo, mas só nosso programa oferece um especialista para acompanhar os turistas na viagem e oferecer um conteúdo e aprendizado diferenciado.”
A executiva ressaltou que o objetivo da agência de turismo, principalmente, é expandir a marca além dos produtos originais, mantendo um fluxo de receita diversificado e sustentável.
Outra iniciativa que tem contribuído com o aumento da receita é o New York Times Store. “Começamos vendendo nossas fotos para os leitores, que pendiam essas imagens para colecionar. Hoje, é possível encontrar desde a reimpressão de fotos famosas até materiais esportivos.” Segundo ela, atualmente, o Birthday Book, livro customizado que reúne as primeiras páginas do New York Times de todos os aniversários da pessoa presenteada, é o produto mais vendido da loja. Alice contou que, atualmente, a New York Times Store é uma área bastante forte da empresa e já conta com o dobro do investimento inicial. De acordo com a executiva, o crescimento tem sido de mais de 50% ao ano.
A publicação ainda conta com outros produtos como o Times Talks, que são conferências realizadas ao vivo, online ou por vídeo entre os jornalistas do título, pensadores e outros talentos que debatem sobre os mais variados assuntos. Alice ressaltou que a receita desse produto vem do patrocínio e também de um fee que é cobrado pelo jornal. “Temos uma equipe comercial exclusiva para as conferências, já que vender patrocínio é bem diferente do que vender anúncio”.