The Voice Brasil tenta recuperar fôlego com SBT e Disney+
Programa considerou dez mil inscrições ao longo de oito meses de preparação
O The Voice Brasil 2025 abriu as portas do estúdio Quanta, na Vila Leopoldina, região Oeste de São Paulo, para a imprensa na tarde desta quarta-feira (1), às vésperas da estreia do talent show, marcada para a segunda-feira (6), às 22h30, simultaneamente no SBT e Disney+. A expectativa é atrair diferentes perfis de espectadores com presença multiplataforma.
Entre os anos de 2012 e 2023, a atração foi produzida pela Globo. Aventa-se que a baixa audiência tenha determinado o rompimento do contrato firmado 11 anos antes, ainda com a holandesa Talpa Media - comprada em 2015 pela britânica ITV (Independent Television), hoje detentora global dos direitos da franquia. Em 2024, o programa foi disponibilizado no YouTube. O criador do The Voice é o holandês John de Mol, que idealizou também o Big Brother.
A versão brasileira do reality musical terá a chancela de José Bonifácio Brasil de Oliveira, que deixou a Globo em 2024, após 40 anos. “John de Mol teve a ideia de criar o The Voice ouvindo música enquanto dirigia”, lembra Boninho, que responde pela direção artística e coprodução do projeto ao lado da Formata Produções Conteúdo. Segundo o executivo, todas as cotas diponíveis foram comercializadas, "e teve mais gente querendo entrar".
Aurora, Bem Brasil, Caixa Econômica Federal, Medley, Mercado Livre, Óticas Carol, Rexona e Ypê são os patrocinadores do projeto que levou oito meses para ser implementado. O prêmio de R$ 500 mil será entregue ao vencedor no dia 22 de dezembro.
Entre blind auditions, batalhas, rodadas de fogo, semifinal e final com shows ao vivo, serão 13 episódios. O programa considerou dez mil inscrições - 70 pessoas foram para as audições às cegas e 48 foram selecionadas. Há ainda o +Voice, com a escolha da "Voz da noite" e música apresentada na Rádio Disney.
“O sucesso comercial do The Voice Brasil concretiza a força da parceria entre o SBT com a Disney+, unindo dois gigantes com muita relevância no público brasileiro. O resultado de vendas em todas as cotas disponíveis demonstra a confiança dos anunciantes e suas marcas em projetos com muito alcance, relevância e inovação no formato multiplataforma. Já deu muito certo e ano que vem tem mais”, antecipa Marcos Kotait, diretor nacional de comercialização multiplataforma do SBT.
Renovação
Com novo palco, cenário e dinâmica, a volta ocorre com apresentação de Tiago Leifert e candidatos avaliados pelos cantores de samba e pagode Péricles e Mumuzinho, a dupla sertaneja Matheus e Kauan e a cantora pop Duda Beat. A jornalista Gaby Cabrini cobrirá os bastidores das gravações, que começaram em setembro.
Semanais, os episódios terão 20 minutos de conteúdos estendidos no Disney+ com a íntegra dos programas e experiências exclusivas junto a convidados, reacts dos shows e interação entre participantes e técnicos. A promessa é combinar o alcance do Disney+ e a tradição do SBT na TV brasileira para garantir presença multiplataforma com pertinência cultural.
Além de Boninho, o encontro reuniu Daniela Abravanel Beyruti, CEO do SBT; Renato D´Angelo, CEO da Disney Brasil; Daniela Busoli, CEO da Formata Produções Conteúdo; e Gaby Cabrini. Os artistas que compõem o time técnico também participaram. Tiago Leifert, que se recupera de uma gripe, entrou no evento por videoconferência.
Crédito da foto no topo: Rogério Pallatta/Divulgação SBT