Tiago Leifert pode gerar oportunidades a Globo, diz especialista

Principal notícia desta quinta-feira (17) da televisão, Fausto Silva teve sua saída da Globo antecipada e, com isso, Tiago Leifert vai assumir o comando das tardes de domingo da emissora até o começo do projeto liderado por Luciano Huck.

Em comunicado, ontem, a Globo informou que a decisão foi por ‘razões estratégicas e internas’. Em abril, o apresentador e a Band chegaram a um acordo. A partir do ano que vem, Fausto terá um programa na emissora paulista depois de mais de 30 anos à frente do Domingão do Faustão.

Tiago Leifert vai assumir as tardes até o início de novo programa de Luciano Huck

Para Ivan Martinho, professor de marketing da ESPM, esse movimento pode gerar oportunidades para a Globo testar novos formatos de programa. “O principal desafio é como construir um programa mais compacto e mantendo uma boa audiência. O formato de programa longo caiu em desuso, pois a TV tem forte concorrência na atenção do público com outras mídias, em especial as redes sociais e os smartphones”, afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, a decisão por Leifert é segura do ponto de vista da audiência. “Leifert é bem conhecido do público por conta do BBB e um apresentador experiente. É um bom nome para fazer a transição para a chegada de Luciano Huck aos domingos”, disse.

ANUNCIANTES
O professor da ESPM acredita que a mudança será positiva para as marcas. “Os anunciantes terão um fôlego novo na programação, o que é um bom começo. Além disso, a saída já estava anunciada. A antecipação não muda o que já era conhecido de todos”, destacou.

Fausto Silva e os convidados da ‘Pizza do Faustão’

CGO da FCB, Fabio Freitas entende que o desafio de substituir o Fausto é enorme, mas acredita que o principal foco será manter a audiência de hoje antes de tentar uma troca de público.

“Essa audiência que o Fausto cativa há anos tem um altíssimo valor para emissora e arriscar perdê-la pode ser mais perigoso que tentar um rejuvenescimento. Com certeza em qualquer mudança existirão riscos e oportunidades. Tenho certeza que o mercado e a Globo estarão de olho nos dois lados dessa moeda”, afirmou.

Já Paula Marsilli, VP de mídia da VMLY&R, disse que a entrada de Tiago vai revitalizar a programação das tardes de domingo. “Ele já provou que tem uma capacidade enorme de engajamento com um target extremamente amplo, além de vitalidade e do jogo de cintura que um programa ao vivo pede”, disse.