TikTok promove aulas gratuitas para o Enem
Plataforma reúne oito professores criadores de conteúdo em 48 salas de cinema; campanha premiará vídeos educativos com R$ 75 mil
O TikTok realiza o ‘Aulão do TikTok’, projeto gratuito voltado à preparação para o Enem 2025. Serão dois dias de aulas presenciais e transmitidas ao vivo, nos dias 1º e 2 de novembro, em 48 salas de cinema de 32 cidades, incluindo todas as capitais e municípios como Campinas (SP), Santarém (PA), Caxias do Sul (RS), Caruaru (PE) e Londrina (PR). Ao todo, são quase 30 mil ingressos gratuitos, distribuídos via Sympla.
A iniciativa é uma parceria com o Anglo e tem curadoria da professora Ana Carlota, coordenadora pedagógica do Colégio São Luís e do Instituto Omunga. Após os aulões, o Anglo oferecerá 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem.
“Sabemos que essa reta final é muito intensa e exige muito dos estudantes. O TikTok faz parte desse momento como uma ferramenta de apoio e complemento a outros métodos de estudo”, afirma Daniel Dränger, líder de marketing do TikTok no Brasil. “Queremos amplificar esse momento de dicas e estudo, tornando-o leve e acessível, utilizando o poder da plataforma para gerar impacto positivo.”
Segundo dados da empresa, o volume de conteúdos educacionais na plataforma cresceu seis vezes em 2025, e os vídeos sobre o Enem registraram 3,8 bilhões de visualizações entre janeiro e outubro.
As aulas serão transmitidas também no perfil do TikTok Brasil, e os interessados poderão acompanhar revisões extras nos perfis dos professores e do Anglo. O projeto foi desenvolvido pela AKQA Casa e tem produção em parceria com a Publicis Brasil e a Flix Media.
Além dos aulões, o TikTok lançará uma campanha de conteúdo educativo. Com a hashtag #AprendaNoTikTok, a iniciativa premiará 15 vídeos publicados entre 15 de outubro e 15 de novembro, dividindo R$ 75 mil entre os vencedores nas categorias STEM, Ciências Humanas e Linguagens e Sustentabilidade.
O Feed STEM, página dedicada a temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, completa seis meses no Brasil e integra a estratégia de incentivo à educação dentro da plataforma.
(Crédito da foto: Solen Feyissa no Unsplash)