TIM e nove empresas criam app para ajudar mulheres no mercado de trabalho
O mercado de trabalho acaba de ganhar um novo movimento liderado por grandes players de diferentes indústrias. A a TIM iniciou ação com uma plataforma digital de oportunidades de emprego, desenvolvimento profissional e conteúdos para fortalecer o empoderamento feminino. Nove companhias líderes já aderiram ao projeto: Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via.
Embaixadora da TIM, a cantora Iza também será embaixadora da iniciativa. Segundo Pietro Labriola, CEO da TIM, a artista se colocou à disposição para “levantar a importância desse assunto no mercado”, sem custos. Além disso, haverá também uma campanha, que está sendo estudada no formato e mídia.
Segundo a TIM, a iniciativa nasce para enfrentar os desafios da mulher como o acesso à educação e ao mercado de trabalho, preconceito em processos seletivos, dificuldade de ser ouvida pelos líderes e colegas, menos oportunidades de crescimento profissional, falta de rede de apoio para conciliar carreira e família, disparidade salarial.
O projeto funcionará por meio do aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabiana Saad. Nele serão divulgadas vagas de trabalho das empresas parceiras e em diversos níveis hierárquicos. Haverá também cursos, com conteúdos sobre carreira, negócio, tecnologias, equidade de gênero, inovação, entre outros, cedidos pelas companhias participantesl. Todos os cursos poderão ser acessados de forma gratuita e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.
Outra ação é a mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focada no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. As sessões serão realizadas de maneira cruzada: uma diretora da Microsoft, por exemplo, poderá atuar como mentora de uma colaboradora da Pirelli e assim por diante.
A coordenação dessa iniciativa será realizada pela consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres e aos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs).
Labriola reforçou que a iniciativa é aberta a outras empresas que queiram participar, incluindo outras operadoras. “As mulheres estão enfrentando desafios sem precedentes, agravados pela pandemia que evidenciou ainda mais as desigualdades sociais e de gênero. O acesso ao mundo digital e o desenvolvimento de habilidades exigidas por ele se tornaram uma urgência para aquelas que querem e precisam se inserir no mercado de trabalho. É o momento de unirmos esforços e promover iniciativas concretas de inclusão e transformação social. A TIM sempre esteve à frente dos movimentos do setor e, agora, amplia seu poder de mobilização ao juntar grandes companhias em uma iniciativa que pode impactar a vida de inúmeras brasileiras”, afirma.
O anúncio aconteceu nesta terça-feira (6) em coletiva de imprensa e foi seguido de um bate-papo sobre a importância do incentivo à participação feminina em carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Participaram a imunologista Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do trabalho de sequenciamento do coronavírus, e a engenheira aeroespacial Ana Paula Castro, que participou de missão simulada realizada pela Agência Espacial Europeia e pode se tornar a primeira astronauta brasileira.