Time reforçado
Maior evento da publicidade mundial, o Cannes Lions, contará este ano com 21 jurados brasileiros, número récorde desde que o país começou a participar do festival. No ano passado foram 18. Os nomes foram divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Cannes Lions no Brasil. Os jurados são escolhidos mediante critérios como peso dos grupos de comunicação participantes; histórico profissional; especialização na categoria a ser julgada; participação da agência em inscrições e premiações; reconhecimento do profissional pelo mercado; experiência como jurado em outros festivais; e proficiência na língua inglesa. Confira o perfil de cada jurado:
Outdoor Lions
Ricardo John, CCO da JWT Brasil
Será o presidente brasileiro da delegação. Começou como redator estagiário na Ogilvy. Depois foi para Age, Talent e Africa, onde tornou-se diretor de Criação para as contas Mitsubishi e Brahma. Em seguida foi para Giovanni+Draftfcb como diretor de Criação e depois como diretor de Criação executivo para as áreas on e off-line. Já trabalhou com anunciantes como Sky, Vivo, Nike, Gafisa, Fiat, Banco Real e Magazine Luiza. Em 2011 entrou na JWT como Diretor Executivo de Criação. Hoje é Chief Creative Officer da agência.
Titanium
Luiz Sanches, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO
O executivo representa o país na principal categoria do festival. Iniciou sua carreira na DM9DDB em 1992.Está na AlmapBBDO há 21 anos, onde começou como diretor de arte e, em 2002, passou a diretor de criação e, há alguns anos, a diretor geral de criação. Em 2013, tornou-se sócio e diretor geral de criação. Desde o começo de sua carreira, como diretor de arte e diretor de criação, ganhou 124 Leões no Festival de Cannes, incluindo um GP em Press. Também foi reconhecido em outros festivais de prestígio ao redor do mundo, como o D&AD, Clio Awards, One Show, NY Art Directors Club, El Sol, FIAP, New York Festivals, entre muitos outros. Já participou como jurado em inúmeras premiações internacionais, incluindo o Festival de Cannes (2008, 2014), D&AD (presidindo o júri em 2014 e 2016), El Sol (presidiu o júri em 2009), Clio Awards (2008, 2011), One Show, LIA Awards, ADC Award, Andy Awards, the NY Festivals, PIAF Award, El Ojo de IberoAmérica (presidente do júri em 2011 e 2014), FIAP, entre outros festivais internacionais e também nacionais. Em 2009, foi o diretor criativo mais premiado do mundo, segundo o Gunn Report. Em 2010 e 2011, também foi o diretor de criação mais premiado no Festival de Cannes.Foi ainda nomeado um dos criativos da década na América Latina pela argentina LatinSpots.
Promo & Activation Lions
Maria Laura Nicotero, presidente da Momentum
Estreante em Cannes, tem mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e hotelaria. Esteve nos últimos 15 anos à frente da direção operacional do Grupo Meio & Mensagem, sendo responsável entre outras atividades pelo desenvolvimento multiplataforma da editora, bem como por seus eventos proprietários. Antes de se unir à empresa editorial trabalhou na indústria hoteleira no Brasil, Espanha, Suíça e França.
Entertainment Lions for Music
Roberta Medina, VP do Rock in Rio
Formada em Comunicação Social, é presidente da Dream Factory e vice-presidente executiva do Rock in Rio, Better World. É também parceira na realização em Portugal da Maior Árvore de Natal da Europa. Em 2009, integrou pela primeira vez o júri da terceira edição do programa de televisão português Ídolos. Em 2010, promoveu mais um Rock in Rio Lisboa, e repetiu o seu papel de jurada, na quarta edição do Ídolos. Foi eleita em 2011 pela revista brasileira Época, uma das personalidades do ano.
Film Lions
Rodrigo Castellari, diretor de criação da F/Nazca S&S
Diretor de arte de formação, estudou Graphic Design na Califórnia e entrou na F/Nazca Saatchi & Saatchi em 2006. Hoje, soma 18 anos de experiência no mercado, tendo atendido clientes como Skol, Nike, Honda, Sadia, Google, Trident, Claro, SOS Mata Atlântica e MTV. Entre seus prêmios mais recentes, o profissional soma Leões em Cannes e troféus no One Show, D&AD, Wave, El Ojo, FIAP, El Sol, Clube de Criação de São Paulo, entre outros.
Creative
Effectiveness Lions
Cris Duclos, diretora de
imagem e comunicação
da Vivo
Atua há 16 anos no mercado de telecomunicações. Coordena o trabalho de 150 pessoas, agências e planeja uma das 10 maiores verbas de marketing do Brasil. Sob sua liderança estão as áreas de propaganda, mídia, eventos, patrocínios, branding, pesquisa e trade, além de marketing digital, esportivo e direto. Desde 2008, quando chegou à companhia, a marca Vivo dobrou de valor, consolidando-se como a mais valiosa do setor e uma das 10 mais valiosas do Brasil. Também, manteve-se Top of Mind, além de marca de maior confiança em telefonia.
Print & Publishing LIONS
Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil e da Salles Chemistri
Premiado por seis anos consecutivos nos principais festivais de publicidade do mundo, já representou o Brasil como jurado em Cannes, no D&AD, no London Festival e no New York Festival, entre outros. Antes de chegar à presidência da Publicis, se tornou o primeiro criativo na história da marca na América Latina a assumir a gestão de três agências da rede, como COO & CCO. Em 2009, a agência cresceu 47% em relação ao ano anterior, saltando mais de 19 posições no ranking e tornando-se o escritório de melhor performance da rede no mundo. Redator de origem, por sua trajetória e experiência, tem sido convidado a ministrar palestras para profissionais do mercado de comunicação e marketing no Brasil e na América Latina.
Design Lions
Margot Doi Takeda, sócia-fundadora e diretora criativa A10 design
Começou a carreira em propaganda na DPZ e depois na DM9. Há 20 anos, fundou a A10-Ideias que transformam. Já foi convidada para ser jurada de vários prêmios nacionais e internacionais, entre os quais: presidente do júri na categoria design nos prêmios da LIA-London Festival, jurada da FIAP, de Cannes Lions, do Clube de Criação de São Paulo, da Bienal de Design da ADG e do Festival Brasileiro de Promoção, Design e Embalagem. Foi coordenadora do curso de design gráfico da Miami AD School/ESPM (MAS) e conselheira da Abre. Hoje é professora da MAS, sócia da Abre (Associação Brasileira de Embalagem) e da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design). Acredita que o design tem como papel ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor.
Film Craft Lions
Mateus de Paula Santos, sócio-diretor da Vetor Zero
Fundador e diretor de criação da Lobo, ao lado de Nando Cohen. Formado em design gráfico pela FAAP, iniciou sua carreira na MTV Brasil, e logo abriu seu próprio estúdio. O apuro gráfico e a contemporaneidade dos trabalhos da Lobo chamaram a atenção da Vetor Zero, que em 1999 propôs uma parceria que proporcionou ao estúdio uma fundação sólida, permitindo que se firmasse como um competidor sério no mercado de animação e design, tanto em âmbito nacional como internacional. Após conquistar uma série de prêmios em festivais como Cannes, One Show e D&AD, expandiu sua atuação para a direção de filmes live action, que em pouco tempo obteve o mesmo sucesso, entregando filmes para Microsoft, VW, Ford, Diesel e Coca-Cola, entre outros.
PR Lions
Edson Giusti, sócio da Giusti Comunicação Integrada
Jornalista, sócio de uma nova geração de agências de PR com foco em criatividade. A agência nasceu como parte do grupo Loducca, ainda quando pertencia à rede Lowe (Interpublic). Hoje, a Giusti Comunicação é uma agência independente, atendendo todos setores, como serviços, industria e varejo. A agência tem uma peculiaridade: tem como especialização trabalhar em PR para o setor de mídia e publicidade, tendo como cliente as agências como: TBWA, Dentsu, Grupo Propeg, Bullet e Momentum. Entre seus clientes também estão SBT, Havaianas, JP Morgan, Centauro, Fiesp, Panasonic, Grupo Camargo Corrêa. A Giusti Comunicação é hoje a 11ª no ranking das agências brasileiras.
Cyber Lions
Igor Puga, VP de integração e inovação da DM9DDB
Se juntou ao time da DM9DDB em setembro de 2014, como Chief Interactive Officer, sendo promovido a VP de integração e inovação após incrementar em 34% o investimento em mídia digital em apenas nove meses de trabalho. Membro do board executivo da agência é responsável por estreitar as relações on-line e off-line da carteira de clientes, gerando, uma crescente convergência entre as diversas áreas da propaganda. Ex-sócio da ID, agência digital do Grupo Omnicom, acumulou passagens pelas maiores agências de propaganda do Brasil, como Publicis, Africa e JWT. Foi Young Lions de Mídia em 2007, vencedor do Grande Prix do Maxi Mídia em 2012 e vitórias no Mídia Online (MMONLINE) em 2004 e 2006. Em 2015 foi eleito um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil segundo a GQ Magazine e o publicitário digital de maior destaque no Brasil pelo levantamento do Grupo Consultores.
Entertainment Lions
Tadeu Jungle, sócio-diretor da Academia de Filmes
É um artista multimídia com atuação nas áreas de fotografia, vídeo, instalações, poesia visual e performance, com carreira estabelecida como roteirista e diretor de cinema e TV. Graduado em Rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1980), ganhou uma bolsa do Ministério da Educação para estudar Televisão na San Francisco State University (EUA). Iniciou atividades na década de 1980 em São Paulo com mídias alternativas: grafites poéticos, arte-correio e poesia em pequenos adesivos. Foi um dos pioneiros na disseminação, no Brasil, do vídeo enquanto arte. Criou a primeira escola de vídeo no Brasil. Escreveu para vários jornais e revistas sobre o assunto. Apresentou e dirigiu programas de TV, entre eles o emblemático Fábrica do Som nos anos 1980, lançando várias bandas que são famosas até os dias de hoje. Desde 2000 dedica-se à fotografia. É sócio-fundador da produtora de cinema Academia de Filmes, hoje com 18 anos de atividades, na qual dirige filmes, programas de TV, documentários e publicidade. Dirigiu o longa-metragem de ficção “Amanhã Nunca Mais”, com Lázaro Ramos como protagonista, lançado em 11/11/11 pela Fox Filmes. Dirigiu o documentário (com Elaine Cesar) sobre o ator, dramaturgo e diretor Zé Celso Martinez, lançado pelo Itaú Cultural em 2011, entre muitos outros.
Media Lions
Luís Flávio Padilha, VP de mídia da Havas Brasil e
América Latina
Com larga experiência internacional em mercados como Portugal e Espanha, lidera a implementação de novas ferramentas e tecnologias de mídia no grupo Havas, onde está desde 2007, tendo sido o estrategista das startups digitais de programática e social pure player. Trabalhou em agências como DPZ, Almap/BBDO, Tiempo/BBDO, OMD, F/Nazca e Fallon e é dele também o primeiro estudo brasileiro sobre o impacto do cruzamento das audiências digitais e tradicionais. É formado pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, tendo passado por treinamentos de liderança no Insper e pela universidade de Wharton – Filadélfia, EUA.
Radio Lions
Rafael Urenha, CCO da DPZ&T
Assumiu em 2012 o comando da criação da DPZ&T. Formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, o executivo iniciou a carreira na Ogilvy. Durante a sua trajetória, teve a oportunidade de trabalhar diretamente com três ícones da propaganda brasileira: Duailibi, Petit e Zaragoza, os fundadores da, então, DPZ. Essa experiência foi fundamental para sua formação como diretor de arte e ajudou a aprimorar ainda mais o seu apuro estético. Urenha já conquistou alguns dos mais importantes prêmios do mercado nacional e internacional, entre eles Cannes, London Festival e NY Festival. À frente de uma das equipes mais criativas do Brasil, assina trabalhos emblemáticos para clientes como Banco Itaú, Natura, Vivo, McDonald’s, Deca, Kimberly-Clark, Azul Linhas Aéreas, Bombril e BMW.
Glass Lions
Cláudia Colaferro, CEO
Dentsu Aegis Network
América Latina
Presidente da Dentsu Aegis Network para a América Latina, lidera o direcionamento estratégico, finanças, atividades operacionais e serviços ao cliente na região. Tem mais de 25 anos de experiência na gestão executiva em FMCG, eletrônica, B2B e indústrias de publicidade e mídia. Suas posições anteriores incluem a VP da Philips, onde ela dirigiu a área de marketing de eletrônicos, iluminação e de saúde; e a diretoria de marketing da Motorola e da Coca-Cola. Começou sua carreira como estagiária na Unilever, onde trabalhou por quase 10 anos. Possui B.S. em negócios e marketing e M.Sc. em comportamento do consumidor e neuromarketing.
Direct Lions
Rodrigo Jatene, CCO da
Grey Brasil
Desde janeiro de 2015, é CCO da Grey Brasil e membro do conselho criativo global da rede. Antes de assumir atuou por três anos como diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made. Entre os prêmios conquistados estão 27 Leões em Cannes, incluindo o Leão conquistado já pela Grey Brasil, este ano, 2 Bullets no Gunn Report, mais de 30 Grand Prix em festivais como Andy Awards, Effie Awards, New York Festivals, El Ojo de Iberoamérica, Wave Festival, FIAP, CCSP, ABAP e Ad Stars, além de dezenas de medalhas no D&AD, OneShow, Clio, Effie Awards, El Sol, entre outros. Em seu primeiro ano na Grey Brasil, a agência recebeu Leão de Prata em PR no Cannes Lions 2015, com o case “A Arte da Espera” para o Reclame Aqui. Com mais de 17 anos de experiência, acumula passagens no Brasil e no exterior em agências como DM9DDB, Agência Click, Euro RSCG, McCann Erickson Madrid e Wunderman Brasil. Foi jurado em festivais como New York Festivals, El Ojo de Iberoamérica, Wave Festival, CCSP, entre outros.
Digital Craft Lions
Luciana Haguiara, diretora de criação digital da Almap/BBDO
Começou como redatora off-line, mas em 2001, resolveu mudar totalmente para o mundo ainda novo do digital. Ganhou inúmeros prêmios nos festivais Cannes Lions, D&AD, The One Show, ADC, New York Festival, Webby Awards, London, FWA, El Ojo de Iberoamerica, entre outros. Participou dos juris dos mais prestigiados festivais: Cannes Lions, D&AD, The One Show, Clio, Google Creative Sandbox, Facebook Awards e foi presidente dos juris de Cyber e Mobile nos festivais El Ojo de Iberoamerica e Fiap. Há 11 anos na Almap, trabalhou também em agências como Ogilvy Interactive, JWT e Publicis.
Product Design Lions
Jaakko Tammela, partner e head of creative empowerment da Questto|Nó
Carioca e descendente de finlandês, formado em design de produtos e com especialização em Marketing e Liderança Criativa, acredita poder redesenhar o mundo empoderando criativamente as pessoas pelo comportamento de design. Ao longo de sua carreira recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e atuou como executivo e consultor para criar áreas criativas locais e globais. Hoje é responsável pela área de Creative Empowerment da Questto|Nó e leciona gestão e estratégia de Design no IED SP.
Mobile Lions
Domenico Massareto, diretor de inovação do Grupo TBWA Brasil
Novo diretor de inovação do Grupo TBWA no Brasil é sócio e fundador da agência ID, vencedor de 15 Leões em Cannes, programador autodidata e estudioso do processo criativo há 16 anos. Formado em cinema pela FAAP, com MBA em liderança em negócios pela Babson College e Advanced Creative Writing pela UCLA, Domenico se tornou publicitário em 2002. Com passagens pelas agências Grottera, Agência Click e Africa, ganhou alguns dos primeiros Cyber Lions do Grupo TBWA no mundo.