Todos pela Educação lança suas 5 atitudes
Nizan Guanaes: “Desde que foi lançado o projeto conseguiu seu objetivo inicial, que foi entrar na pauta política”
O movimento Todos Pela Educação, criado em 2006 e que tem entre seus fundadores Milu Villela, Nizan Guanaes (chairman do Grupo ABC) e Paulo Queiroz (copresidente da DM9DDB), lançou nesta terça-feira (14) uma nova bandeira em favor da educação do país, com destaque para cinco metas onde a ideia é fazer com que a população abrace a causa. São elas: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Prepare as crianças e os jovens para a vida; Participe mais da vida escolar de seu filho; Acredite nas ideias e no potencial das crianças e jovens; e Incentive as crianças e jovens a participar de atividades esportivas e culturais.
Para divulgar a nova fase, foi criada uma ampla campanha de comunicação, criada pela DM9, com destaque para os filmes, em tom de documentários, produzido pela Dinamo e com direção de cena de Madê Picchi. Eles contam, por exemplo, histórias de diversas pessoas, como Tatiane, de uma comunidade pobre do Rio de Janeiro e que faz da educação a coisa mais importante de sua vida e de seus filhos, mesmo com poucos recursos. “Todos somos educadores” é a assinatura que marca as produções, que também passam outros importantes recados, como a valorização dos professores.
“Desde que foi lançado o projeto conseguiu seu objetivo inicial, que foi entrar na pauta política. Hoje a educação é a segunda prioridade governamental (somente atrás da saúde), e era a sétima em 2006 (ano em que foi criado o movimento). Agora temos que estender a conversa com a população. Não adianta apenas a escola fazer sua parte. Os pais, as pessoas devem se envolver” , diz Nizan.
Para Maria Lucia Meirelles Reis, diretora do Todos Pela Educação, “o objetivo é justamente envolver todos para ajudar crianças e jovens a aprenderem”, disse, mostrando um vídeo que traz números preocupantes, como, o fato de que apenas 3 a cada 20 jovens terminam o ensino médio tendo as noções necessárias de Língua Portuguesa e, apenas um, de Matemática.
O site www.5atitudes.org.br traz todos os detalhes desta nova fase, e também convida as pessoas a contarem suas histórias.