TopBrands e Brunoro Sport Business fazem parceria

Investir no esporte como patrocinador vai ficar mais profissional. A TopBrands, consultoria de branding, fechou parceria com a Brunoro Sport Business (BSB), agência focada em gestão de negócios do esporte. De acordo com Ricardo Hinrichsen, diretor de novos negócios da Brunoro Sport Business, a meta é unir a expertise das duas empresas para oferecer projetos completos, tanto para empresas patrocinadoras do esporte, como entidades esportivas que busquem fortalecer suas marcas e seus processos de marketing.

A metodologia criada em conjunto pelas duas empresas é a Sports Branding Strategy+Action. “O trabalho abrange desde a estratégia de branding, passando pela implementação das atividades de marketing e ações de ativação, até métricas de avaliação. Foi-se o tempo em que as empresas investiam no esporte sem ter certeza das suas ações”, disse Hinrichsen.

Segundo ele, além dos grandes eventos esportivos que estão por vir para o Brasil, investir no esporte é uma tendência que veio para ficar. Como hoje há muitas opções e ficou bem mais caro, não dá para arriscar. “Não há mais espaço para amadorismo. É preciso tomar as decisões sabendo como o esporte pode contribuir para o retorno às marcas. A visibilidade não é mais o único fator de decisão. A visão é bem ampla”, concluiu.

Com muito mais oportunidades de investir no esporte, os desafios e obstáculos também aumentam. Como há uma quantidade maior de empresas patrocinadoras, competindo pelo mesmo espaço, o risco torna-se maior. Nos últimos anos, os valores de patrocínio praticamente dobraram.

“Está mais caro e mais arriscado. Não dá para fazer um investimento alto na base do achismo. É preciso usar as mesmas ferramentas do branding. A forma de tomar as decisões é a mesma dos outros investimentos do marketing. Se está mais arriscado por um lado, por outro, não dá para ficar de fora. É uma tendência que veio para ficar”, argumentou.

O primeiro projeto conjunto entre as duas empresas será para a marca da CBC (Confederação Brasileira de Basquete). A ideia é, por meio desse exemplo, mostrar que o branding também pode e deve ser praticado por entidades esportivas como clubes e federações.