Transformação digital exige mais sensibilidade para gerar insights
O grande desafio do profissional de mídia hoje em dia está no fato de que o volume de informações e a agilidade ao acesso de dados são infinitamente maiores que pouquíssimo tempo atrás e não vão parar de aumentar. “Vivenciamos um cenário cada vez mais dinâmico, lidamos com uma enorme quantidade de informações constantes e naturalmente não temos como processar volumes tão significativos”, diz Vanessa Pupato, media director da Wunderman Thompson.
A ajuda de ferramentas tecnológicas e a automação de dados são imprescindíveis para um planejamento consistente, com mensuração e resultados mais efetivos, mas, é fundamental, reitera Vanessa, “ser seletivo e avaliar dados com sensibilidade para transformar análises e insights em estratégias consistentes e verdadeiramente relevantes”.
Porém, tão grande quanto o desafio, a nova realidade trouxe também oportunidades de conhecer melhor o consumidor, de saber como conectá-lo à marca de maneira genuína, interessante e verdadeiramente relevante. Para Vanessa, no cenário atual, é preciso saber extrapolar os limites tradicionais da disciplina constantemente, aprofundar análises de Consumer Experience e trabalhar de forma colaborativa, com divergentes áreas da agência e parceiros de negócios. “Essas iniciativas nos ajudam a agregar valores e conhecimentos de diferentes pontos de vista para engajar o consumidor e alcançar melhores resultados.”
Papel do mídia
Muito se comenta que a era digital impôs um novo status ao papel do mídia dentro das agências e anunciantes justamente devido ao fato de que qualquer estratégia de comunicação hoje em dia passa pelo processamento de um volume de dados muito maior do que pouco tempo atrás. Para Vanessa, mais do que mudanças e adaptações na rotina do trabalho, o desafio do profissional de mídia está também relacionado ao impacto dessa rápida e constante transformação na vida dos consumidores.
“Temos de nos organizar a partir de um olhar interdisciplinar do objetivo de negócios, contexto que nos cerca e a observação profunda do consumidor. Mais do que análise de pontos de contatos e rentabilização dos investimentos, precisamos unir estratégia e habilidade em lidar com dados para construção de projetos taylor made, com menos processos preestabelecidos e mais interatividade e integração entre anunciante, agências e parceiros.”
Paralelo à transformação digital, o trabalho do mídia também tem sido profundamente impactado pelas dificuldades inéditas trazidas pela disseminação da pandemia. “Desde o início da pandemia, enfrentamos uma fase bastante desafiadora que nos fez rever prioridades, conceitos e estratégias inteiras sem embasamento histórico ou precedentes. A agilidade, flexibilidade e resiliência foram fundamentais para nos adaptarmos, traçarmos novas rotas e seguir adiante”, diz Vanessa.
Para a media director da Wunderamnn Thompson, mesmo quando a pandemia passar, as mudanças de comportamento e padrões de consumo devem permanecer em rápida e constante evolução. Por isso, afirma, será importante saber administrar bem objetivos e expectativas, ter flexibilidade e agilidade para enfrentar diversos cenários, e um olhar estratégico apurado embasado em óticas comportamentais, econômicas e representativas da sociedade.