Transição do impresso para digital é a principal discussão do Digital Day

A transição do meio impresso para o digital é a principal discussão da segunda edição do Digital Day, realizado pela Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), nesta quinta-feira(11), em São Paulo. Durante a abertura do evento, Alessandro Gerardi, diretor do comitê digital da entidade, apresentou alguns dados que comprovam a preocupação das editoras com o assunto.

Segundo ele, das 100 maiores publicações do país, em circulação, segundo dados do IVC, 89% têm site. O levantamento ainda mostrou que 60% das revistas estão prontas para o mobile e 61% já estão no YouTube, mas ressaltou que o acesso ainda é bem baixo, assim como o Instagram, que também apresenta esses 61% de títulos utilizando esse meio.

Análise destacou ainda, segundo Gerardi, que o Twitter é o meio mais utilizado, com 88% e tem um trabalho mais forte. O Facebook é o mais utilizado, 92% das revistas usam a rede social, sendo que 38% têm 1 milhão de fãs.

O presidente da Publicis Brasil, Hugo Rodrigues, foi outro palestrante do evento. Rodrigues destacou a importância de ser flexível. “Hoje ninguém tem a resposta de como será o futuro, nem anunciantes, nem agências, o que temos é que correr para tentar sair na frente.” Ele lembrou que mesmo no digital muitas coisas aconteceram e também deram errado, por isso, é preciso estar atento às mudanças e estar preparados para acompanhá-las.