Transmissão descentralizada do futebol nacional será positiva para marcas, avalia especialista
Em 2025, Globo e Record dividirão as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro
Do ponto de vista de mídia, o futebol de 2025 na TV será o mais descentralizado dos últimos nove anos. Neste ano, a emissora carioca dividirá o Brasileirão com a Record, que fechou acordo com a Liga Forte União (LFU).
Com isso, a emissora paulista vai transmitir 38 partidas por ano do torneio nacional, incluindo jogos de todas as torcidas. Além da TV aberta, os jogos terão transmissão simultânea no portal R7.com e no streaming PlayPlus.
No total, 11 marcas preencheram todas as cotas comerciais do Brasileirão. As principais foram fechadas por Heineken, Mercado Pago, GM, Natura, Magalu, Estrela Bet e Sportingbet – as duas bets dividem a mesma cota.
O BK entrará no Top 5, enquanto Philco e Ademicon serão cotas de participação. Por fim, o laboratório Haleon, que comercializa as marcas Centrum e Eno, entrará no pré-jogo.
A Record também terá o Paulistão e o patrocínio de quatro marcas, anunciadas em primeira mão pelo propmark — Itaú, McDonald’s e as marcas Eno e Centrum, do laboratório Haleon, foram confirmados como patrocinadores full.
Na Globo, o projeto chamado de Futebol Nacional, que engloba as transmissões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, tem 13 marcas garantidas em 2025.
A emissora tem oito patrocinadores, que são Itaú Unibanco, Fiat, Amazon.com, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão. Já as marcas Jeep, Bradesco, Ambev e Novibet patrocinarão as transmissões pelo Sportv. A Betano garantiu a cota Top do projeto nas duas plataformas.
Os patrocinadores do projeto Futebol Nacional da Globo terão destaque na transmissão de partidas da Copa do Brasil e nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
CazéTV
Além de Globo e Record, na TV aberta, a CazéTV será a responsável pela transmissão de 38 jogos do Brasileirão no YouTube, que assinou contrato para os próximos três anos.
Em relação ao patrocínio, segundo o YouTube, 100% das cotas já foram fechadas. Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald's, PagBank, Stellantis e Unilever serão os anunciantes de 2025.
Professor da ESPM, Marcelo Toledo vê essa descentralização como um fator positivo para as marcas. Ele diz que existe a possibilidade de uma maior segmentação do público, pois as marcas conseguirão atingir diferentes perfis de audiência.
"Enquanto Globo e Record alcançam um público mais amplo e tradicional, a CazéTV conecta as marcas com uma audiência mais jovem e digital, o que favorece uma comunicação mais personalizada", disse.
Toledo também avalia que haverá um maior potencial de engajamento, o que aumenta as possibilidades de ativações diferenciadas das marcas. Ele diz que, na TV, o foco é a imagem de marca; já no digital, há espaço para interatividade em tempo real, gerando maior engajamento.
"As marcas precisarão investir em novos formatos de conteúdo e em campanhas mais dinâmicas, explorando recursos como a segunda tela e experiências interativas, que geram maior conexão com os fãs", afirma.
SBT
Já no SBT, o regional e o internacional serão o foco quando o assunto é esportes. A emissora, que anunciou nesta quinta-feira (9) a contratação de Tiago Leifert para ser narrador, terão jogos da Copa do Nordeste, o principal campeonato regional do país, a Sulamericana e a Champions League.
"No esporte, esperamos dar continuidade às transmissões de grandes eventos, levando nosso compromisso de entreter através do esporte com nossa presença na Copa do Nordeste, Sulamericana e Champions League, que tem sido uma ponte poderosa para atrair novas audiências", disse Vicente Varela, superintendente comercial e de negócios do SBT.
(Crédito: Foto de Rodrigo Castro na Unsplash)