Travessia para 2021 – parte 1

O ambiente ainda é bastante nebuloso, mas não dá para deixar de lado a missão de encarar 2021.

Com esse propósito em mente, a Ampro, por intermédio do seu comitê de Relações Sustentáveis, abriu espaço para uma conversa com os seus associados no sentido de tomar o pulso do mercado de live
marketing nesse processo que chamamos de travessia, saindo da terra arrasada de 2020 para um 2021 ainda incerto, mas menos tenebroso.

Dessas conversas, por além de um muro de lamentações, naturais e compreensíveis nesses tempos tão bicudos, surgiram também alguns insights, que quero dividir com vocês.

Nosso limite de espaço não nos permite expor todos os 10 insights gerados de uma única vez.

Então, vou fazê-lo em duas partes, apresentando os 5 primeiros neste artigo e os demais na próxima semana.

Desde já, agradeço ao conselheiro da Ampro e integrante do comitê de Relações Sustentáveis, Ronaldo Ferreira Júnior, que foi o responsável por fazer o wrap-up dos focus groups, consolidando o que de mais relevante foi discutido, concebendo os insights que reproduzo na íntegra, a seguir.

Insight 1: Você ainda tem um negócio? E negócio quer dizer: atividade econômica administrada por pessoas para gerar trabalho, bens e serviços, com o objetivo de também gerar valor e lucro. Se ela não está conseguindo faturar o bastante para cobrir as despesas ou o investimento, desculpe, mas talvez você não tenha mais um negócio. Quanto antes você descobrir isso melhor, pois a constatação vai acelerar o processo de reinvenção de seu negócio para que volte a dar lucro.

Insight 2: Cliente bom dá lucro. Se você precisa custear a operação de algum cliente, repense tê-lo em sua carteira. Ele pode até ter dúvida do valor dos seus serviços para o negócio dele, mas você não. Como dono ou responsável pelo negócio, você precisa saber fazer contas e ter ciência do valor que agrega aos seus serviços. No entanto, fomos educados para premiar o esforço, não o resultado. Analisando pragmaticamente, isso está errado, pois esforço sem resultado é desperdício. Então, concentre recursos e soluções em projetos e clientes que valham a pena.

Insight 3: “Corte na própria carne”, dê exemplos, inclua você e pessoas próximas nas medidas de ajustes e impacto deste período de crise. Afinal, você lidera, confia e é o principal interessado no negócio e, desse modo, a liderança pelo exemplo fica mais clara e demonstra a seu time o seu comprometimento com o sucesso da empresa.

Insight 4: Pare de reagir e seja mais proativo, motive-se a fazer parte da mudança. O primeiro passo, nesse sentido, é criar uma visão positiva de futuro: sem enxergar um futuro melhor, pelo qual vale a pena lutar, será difícil engajar pessoas e caminhar em direção a ele. Então, planeje de forma responsável e, a partir daí, acredite nas possibilidades que desenhou; invista nelas e esteja preparado para adaptações ao longo do caminho. Muita gente sairá dessa situação beneficiada pelas oportunidades que encontrará na crise.

Insight 5: Seja transparente com quem está a seu lado: nada de ser negativo demais ou positivo sem justificativa. Todos temos um papel importante na retomada, mas ninguém é diretamente culpado por vivermos o caos temporário em que estamos. Não entramos nisso sozinhos, por isso não seremos – tampouco teremos – o herói capaz de nos salvar. E assim termino a exposição dos 5 primeiros insights.

Aproveito para fazer um spoiler do que vem por aí, na próxima semana. Os 5 insights restantes tratarão de temas focados na sustentabilidade do negócio das agências, tais como:

“Mãos no presente e olhos no futuro”; “Repense tudo”; “Transforme sua empresa em um hub de inteligência”; “Prepare sua empresa para a volta dos projetos e eventos presenciais” e “Em épocas de vacas magras, há sempre a tentação de abraçar qualquer oportunidade. Cuidado!”.

Ficou curios@? Até a semana que vem!

Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) alexis@ampro.com.br