Trégua com a Coca-Cola: genuína ou provocação da concorrência?
A Pepsi propôs uma trégua à concorrente nesta quarta-feira (30), em Atlanta
Em Atlanta, Terra Natal da Coca-Cola há mais de 120 anos, é o slogan da Pepsi que pode ser visto massivamente pelas ruas da cidade. Ela, que receberá a grande final da NFL – o Super Bowl – no próximo domingo (3), tem desde suas lixeiras, prédios, transporte público, aeroportos, entre outros espaços públicos tomados pela tradicional logomarca azul e vermelha, mas aparentemente, a Pepsi quer uma trégua. Ou ao menos, fazer um pouco de barulho nas redes sociais provocando a concorrência.
Nesta quarta-feira (30), a patrocinadora oficial do Super Bowl usou seu perfil no Twitter para convidar a Coca para uma trégua. Pegando carona no slogan #TogetherIsBeaultiful, usado pela Coca-Cola em sua nova campanha para o Big Game, a Pepsi lançou um desafio “do bem” a rival. A proposta é que a estátua de seus fundadores façam um brinde em frente ao Mundo de Coca-Cola, sede da empresa em Atlanta.
Na mensagem, a Pepsi agradece a hospitalidade da Coca em receber a marca em sua cidade durante esta semana e convida a concorrente para um brinde em celebração a uma possível trégua. Em resposta a postagem, a anfitriã concordou que #TogetherIsBeautiful e deu as boas vindas à Pepsi, mas fez mistério se aceitaria o convite.
Hey @CocaCola thanks for being such gracious hosts for #SBLIII this week. We agree #TogetherIsBeautiful so we’d like to get our founders together for a celebratory cheers to declare a temporary #ColaTruce for the day. See you at @WorldofCocaCola soon! pic.twitter.com/LX3oyqCB5A
— Pepsi™ (@pepsi) 30 de janeiro de 2019
A Pepsi, então, levou a estátua de seu fundador, Caleb Bradham, para o Mundo de Coca-Cola, sede da empresa, e a posicionou em frente a estátua de John Pemberton, idealizador da Coca. A cena atraiu centenas de fãs que circulavam pela área, uma vez que o espaço é bem próximo ao Mercedes-Benz Stadium, que receberá a partida entre New England Patriots e Los Angeles Rams neste domingo. É também próximo ao tradicional Georgia World Congress Center, onde estão acontecendo as experiências e demais atividades que antecedem o Super Bowl.
Hey @CocaCola Caleb is looking forward to raising a glass with John to commemorate today’s #ColaTruce. We’re on our way, see you soon! pic.twitter.com/WidWw2cgxh
— Pepsi™ (@pepsi) 30 de janeiro de 2019
Devido às conversas nas redes sociais e expectativa do convite aceito, a Pepsi anunciou que a cada compartilhamento das utilizando as hashtags #ColaTruce e #Share2Donate a marca irá doar uma refeição para pessoas carentes em parceria com a ONG United Way.
No final do dia, a Coca não se animou com o convite e a estátua de Caleb Bradham foi retirada da frente do Mundo de Coca-Cola. Aparentemente decepcionada, mas com certo tom de ironia, a Pepsi tuitou em seu perfil uma mensagem endereçada à rival: “Ei, @CocaCola, nós erguemos o copo, mas parece que você não estava a fim de nos receber hoje… isso não parece muito #TogetherIsBeautiful. Que pena já que nossos fundadores imaginaram que poderia ser uma boa ideia quando nós aparecemos para vê-la hoje cedo”.
Hey @CocaCola we swung by but it looks like you weren’t into having us over today…that doesn’t feel very #TogetherIsBeautiful. Too bad since it seems like our founders thought it was a good idea when we came by to see you this morning. 😉 pic.twitter.com/engF70okKh
— Pepsi™ (@pepsi) 30 de janeiro de 2019
Nas últimas semanas, uma guerra silenciosa tem sido travada entre as concorrentes em Atlanta. Às vésperas do Super Bowl, a Pepsi espalhou outdoors celebrando o quanto sua presença na cidade trazia um ar de renovação. Como patrocinadora oficial do Big Game, a Pepsi também comprou todos os espaços comerciais nos intervalos do jogo, deixando a concorrente pela primeira vez de fora. Restou apenas o espaço antes da partida, logo após o hino nacional, momento em que a Coca exibirá o filme #TogetherIsBeautiful.
A fabricante de refrigerantes preparou outras ações para o torneio. No Mundo de Coca-Cola acontece uma exposição comemorativa aos 40 anos do filme Mean, estrelado pelo ex-jogador Joe “Mean” Greeene. A Coca também garantiu a entrada gratuita aos visitantes do Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos ao longo de todo o mês de janeiro.