Três maneiras para tornar campanhas de marketing mais pessoais

Três em quatro lojas virtuais buscam formas de personalizar as campanhas de marketing. Quando bem aplicada, a técnica chega a aumentar até 85% do engajamento dos usuários com uma marca, segundo dados da Experian Marketing Services.

Apesar dos benefícios, o estudo ainda apontou que 94% das empresas demonstram dificuldades em desenvolver ações focadas em cada usuário, sendo as mais comuns o desafio de ter bons insights, falta de dados e informações imprecisas.

Confira três dicas para falar a mesma língua dos consumidores:

1) Fonte única: Em média, pesquisas apontam que as empresas estão operando com seis diferentes bancos de dados, tornando-se um desafio para obter uma visão única do cliente. Para minimizar esse problema, os varejistas devem trabalhar com TI e outros departamentos que consolidam as informações em uma única fonte.

2) Somente o necessário:  É comum que as lojas virtuais tenham apenas parte das informações de um cliente e seja necessário complementá-las com dados cadastrais. Quando isso acontece, grande parte dos varejistas recorre à empresas especializadas, comprando bases complementares. Apesar da prática corriqueira, é preciso tomar cuidado com a quantidade e qualidade das informações adquiridas.

3) Precisão: Empresas norte-americanas acreditam que, em média, um quarto das informações de uma empresa é imprecisa. Os varejistas devem cuidar para elevar o nível dos dados, partindo da limpeza e padronização de informações existentes e, em seguida, validando todos os dados do cliente de entrada.

*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian