Trip Transformadores 2013 homenageia famosos e anônimos

 

A sétima edição do prêmio Trip Transformadores, que destaca personalidades responsáveis por ações positivas para a sociedade, apresentou nesta quinta-feira (27), em São Paulo, os nomes que serão homenageados em 2013. A lista heterogênea traz famosos e anônimos: serão homenageados neste ano Daniela Mercury, que assumiu publicamente sua relação homossexual em meio aos protestos contra o discurso homofóbico do deputado Marcos Feliciano; a jovem estudante de Santa Catarina Isabela Faber, que ganhou notoriedade após divulgar no Facebook a situação precária de sua escola; Marcos Flavio Azzi, o financista que investiu em um fundo de capital social; e o skatista Sandro Testinha, que tem projetos sociais na Fundação Casa.

 

Além destes, constam ainda na lista a fotógrafa Claudia Andujar, o arquiteto Edgard Gouveia Jr., o professor Marcelo Freixo, a agrônoma Marilena Lazzarini e a designer Paula Dib. A biografia de cada um dos selecionados está disponível no site do projeto.

O anúncio dos homenageados foi feito nesta quinta, mas o prêmio será entregue somente em novembro. De acordo com Paulo Lima, fundador e editor da Trip, o desmembramento em duas etapas serve para dar maior visibilidade às personalidades. “Essas pessoas escolhidas, mesmo com papel transformador na sociedade, não recebem muita atenção porque estão fora dos holofotes. Pensamos que seria interessante aumentar o tempo de exposição dos homenageados, de forma a dar mais visibilidade a eles”, explicou.

O evento para anunciar os nomes contou com a presença de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, e teve um debate sobre educação com a participação de Sidarta Ribeiro, prestigiado neurocientista brasileiro; Julio Ribeiro, que desenvolveu 27 escolas de primeiro mundo para crianças carentes no Ceará; Tião Rocha, um pioneiro em usar a cultura local como matéria-prima do ensino; e Braz Rodrigues, um educador que derrubou muros e os limites das salas de aula formais.