Tubaína e fondue estão entre os itens do varejo mais buscados no Google

O Google lança nesta quinta-feira (28) a página Categorias em ascensão no Varejo, que mostra as tendências de buscas por bens de consumo no Brasil e em outros mercados chave como França, Estados Unidos e Reino Unido. Com base nos dados que alimentam o Google Trends, o novo recurso fornece insights para marcas e varejistas. A ideia é que tenham acesso às categorias que crescem em interesse de busca, quais regiões e consultas de outros itens associados.

Buscas pelo termo “conjunto para fondue” tiveram crescimento nesta semana que teve recorde de baixas temperaturas em São Paulo

Desde o início do isolamento social, em meados de março, por exemplo, as buscas mostram diversas mudanças no comportamento do consumidor. Nesta semana, por exemplo, as buscas por refrigerante cresceram 90%. A procura por Tubaína liderou o cenário (+100%), sobretudo, em São Paulo (100%), Rio de Janeiro (60%) e Minas Gerais. Uma citação do presidente Jair Bolsonaro pode ter incentivado o interesse da população.

Já o termo Conjunto para fondue (+40%) também tem sido uma tendência nas buscas nesta semana, principalmente em São Paulo. As baixas temperaturas na capital paulista podem ter impulsionado a busca no Google.

Tendências

Nas últimas 10 semanas, a medida que as pessoas passam mais tempo em casa, também foi registrado crescimento em diversas categorias, como cama, mesa e banho (+99%), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (+72%). A procura por chinelos e pantufas cresceu 800% desde o início do distanciamento social.

A página é parte do Think with Google, dedicado a compartilhar insights sobre consumo, tendências de mercado e boas práticas, e tem objetivo de ajudar empresas a entender como as demandas dos brasileiros estão mudando no cenário de pandemia. Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Ipsos mostra que 40% dos entrevistados fizeram compras on-line em lojas e varejistas que não compravam antes da COVID-19.

O estudo mostrou ainda que um em cada cinco consumidores brasileiros está experimentando marcas que normalmente não tinham o costume antes do isolamento. Isso abre uma oportunidade para que, com mais informações sobre os itens mais buscados, as empresas possam criar estratégias de campanhas para otimizar suas vendas.