TV 3.0 promete alavancar novas oportunidades para indústria de mídia
O novo sistema vai unir o melhor da internet com o melhor da TV aberta
A televisão brasileira está prestes a entrar em uma nova era com o advento da TV 3.0, que chega ao mercado como uma transformação tecnológica que promete redefinir a experiência de assistir TV, ao mesmo tempo em que alavanca novas oportunidades para a indústria de mídia.
Esta mudança está prevista para 2025 no Brasil, promovida pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) em conjunto com o Ministério das Comunicações (MCom) e é uma resposta às demandas crescentes por qualidade superior de imagem e som, além de uma maior interatividade e personalização no consumo de conteúdo.
A TV 3.0 é a próxima evolução da televisão digital no Brasil, projetada para oferecer uma experiência mais rica e imersiva aos telespectadores. Conforme determinado pela portaria do Ministério das Comunicações, ela vai garantir a continuidade e a expansão dos serviços de radiodifusão de sons e imagens.
Um dos grandes pilares e diferenciais da TV 3.0 é a melhoria na qualidade de transmissão. Com ela, os novos televisores suportarão resoluções de vídeo de até 8K, oferecendo imagens com maior nitidez, contraste e um espectro mais amplo de cores. Além disso, o som também passará por uma revolução, com a introdução de áudio imersivo e personalizável, que permitirá aos espectadores escolher, por exemplo, o narrador em uma partida de futebol ou ajustar o volume de diálogos em filmes.
Raymundo Barros, presidente do fórum SBTVD, explica que o Projeto TV 3.0, que visa a desenvolver a próxima geração de tecnologia de TV aberta no Brasil, teve início em 2020, com uma chamada internacional de propostas aberta pelo Fórum SBTVD.
“De lá para cá, o Fórum SBTVD, com o apoio do MCom, de diversas universidades e de membros dos setores de radiodifusão, das indústrias de transmissão, recepção e software, vem desenvolvendo estudos sobre as inovações tecnológicas que poderão compor a TV 3.0. Recentemente, finalizamos a recomendação do Fórum SBTVD ao MCom com o conjunto completo de tecnologias para a TV 3.0”.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do dia 19 de agosto.
Crédito: Freepik