TV caminha para integração com a internet
Qual será o futuro da TV e da internet? Irão canibalizar ou serão integradas? Para Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar, o futuro é o da “softwarização” da TV. “Ao contrário do que possa parecer, TV e internet são amigas”, afirmou durante o seminário “TV e Social Media prediction”, realizado pela PS Carneiro nesta terça-feira (8). Segundo ele, a internet terá cada vez mais conteúdo em vídeo. E a TV irá progressivamente abarcar recursos da internet. O primeiro movimento concreto para a “softwarização” é o crescimento das SmartTVs, movimento liderado pelas companhias asiáticas LG, Samsung e Sony. No Ocidente, a AppleTV é a principal empresa a apostar no formato. “A linguagem da televisão será influenciada pelas incríveis oportunidades que surgem quando você flexibiliza o meio com aplicativos de software”, analisou.
O processo, no entanto, pode gerar disputa entre operadoras e estações e um casamento entre elas é necessário para que todos tenham ganho. Exemplo: se a TV rodar o sistema operacional do Google, como a próxima geração de SmartTV da LG apresentada no início do ano em Las Vegas (EUA) irá fazê-lo, a experiência do usuário passa primeiro pelo Google e, depois, pelos provedores de conteúdo, mas a interface é controlada por outra empresa, a fabricante.
Com o novo modelo, a publicidade terá um novo ambiente para explorar. Campanhas que utilizem inserção na TV, conteúdo na web e game no ambiente mobile poderão convergir para um mesmo ambiente. “A inserção de 30 segundos permanece porque interessa ao anunciante que sua mensagem não seja interrompida. Mas o consumo de mobile concomitante ao de TV já gera interrupção de audiência. Com a softwarização, há uma resposta para essa canibalização de mídias”, previu.
Dados da Forrester Research divulgados no final de abril apontam que 85% dos usuários de tablet nos Estados Unidos utilizam o aparelho enquanto assistem televisão. “O layout de aparelhos móveis está migrando para a televisão. Navegamos nas SmartTVs pelos mesmos ícones que encontramos em tablets e smartphones”, ressaltou Bruno Ruffo, diretor geral da Mobext Brasil, agência do grupo Havas.
“Os novos televisores reúnem navegador de internet, redes sociais e buscador, tudo em um só lugar”, destacou Fernando Arrais, gerente de mídias sociais na Lattitud, também pertencente ao Havas.