TV Cultura aposta em interatividade e prevê crescimento de 20%

 

 

Conectividade com o público, programas exclusivos e atrações ao vivo formam o tripé de sustentação da nova grade da TV Cultura, apresentada esta semana em São Paulo. “Em 2012, assumimos o 5º lugar entre as TVs abertas e obtivemos crescimento de 11% em relação a 2011. Nossa meta para 2013 é crescer outros 20%. O espetacular é que conseguimos obter sucesso no momento em que o mercado está diminuindo. Nosso objetivo é oferecer diversidade e valorizar o produto nacional”, afirmou João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta, gestora da TV Cultura.

Esses três fatores, segundo Eduardo Brandini, VP de conteúdo da fundação, estão conectados e funcionam como elementos fundamentais na concorrência com a TV paga, cada vez mais presente nos lares brasileiros. “A TV aberta nasceu com programas ao vivo, nos anos 50. Na TV paga, a maioria das atrações desse tipo se refere ao conteúdo jornalístico e esportivo. Por natureza, a TV aberta tem o expertise do tempo real. Quanto mais ao vivo, mais interativa consegue ser – e, consequentemente, mais exclusiva”, explica.

Na noite de segunda-feira (25), o “Jornal da Cultura” estreou o que a emissora chama de segunda tela (cmais.com.br/jornaldacultura), recurso que reúne conteúdo complementar ao exibido na TV, com participação direta do público. Comandado por João Victor e Gabriela França, o “Quem Sabe, Sabe!”, game show de sucesso na década de 80, volta repaginado, com versão para tablet e um aplicativo para estimular a brincadeira entre amigos. No decorrer do ano, a TV Cultura deve relacionar aplicativos ao “Roda Viva” e a programas infantis, como o “Cocoricó”.

“Entendemos cada vez mais que o público da TV aberta vem caindo. Mas isso não significa o fim da TV. Hoje, 2/3 da nossa programação são focados nas crianças. Elas vão crescer, e temos de estar preparados para acompanhar a evolução desses jovens e futuros adultos. Quem assiste televisão atualmente, independentemente da idade, já o faz consumindo outras telas. Por isso, produzir conteúdo além do tradicional tornou-se básico”, ressalta Brandini.

Novidades

Entre os destaques da nova programação da emissora está a série “Mad Men”, vencedora de 15 Emmys e quatro Globos de Ouro, com estreia programada para 24 de abril, todas as quartas-feiras, às 22h. “Muito além de tratar do universo da propaganda, é um programa que apresenta situações e assuntos que influenciaram diretamente a cultura atual. Por isso, acredito que tem tudo a ver com a nossa grade”, afirma o executivo.

Na linha dos talk shows, Maria Cristina Poli comanda “Poli”, no ar a partir de maio, nas noites de domingo. O principal diferencial, segundo a apresentadora, é relacionar a trajetória de vida do convidado a acontecimentos marcantes do país e do mundo. Ainda no jornalismo, a TV Cultura estreia em 1º de abril o “Guia do Dia”, matinal que reúne notícias, entrevistas e prestação de serviços, de segunda a sexta, às 7h.

Novidades da programação infantil, carro-chefe da emissora, incluem as estreias de “Cocoricó Conta Clássicos”, que leva à tela fábulas famosas com roupagem brasileira; “Osmar, a primeira fatia do pão de forma”, série animada com 11 episódios, parceria entre a 44 Toons e a Fundação Padre Anchieta; e “Historietas Assombradas”, versão bem-humorada de contos de terror para crianças, produzida pela Glaz Entretenimento.

Os cinéfilos têm garantidas as novas temporadas de “Clube do Filme”, “Cultura Documentários”, “Cine Brasil” e “Mostra Internacional de Cinema na Cultura”. O gênero ainda ganha força com o “É Tudo Verdade Internacional”, apresentado por Amir Labaki, fundador e diretor do festival homônimo de documentários, a partir de 21 de abril.

Vitrine

Lançada na segunda-feira (25), a revista eletrônica Vitrine importa o nome da atração de mesmo nome, encerrada há cerca de um ano, quando teve seu conteúdo integrado ao novo “Metrópolis”. Mensal, a publicação traz matérias sobre cinema, televisão, música e artes e está disponível gratuitamente para iPad na Apple Store. O conteúdo dialoga com as atrações das emissoras da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM).