TV Cultura investe R$ 5 mi em nova grade

Nova identidade visual foi desenvolvida por Marcello Serpa e José Luiz Madeira, da Almap

Ainda no eco da onda de demissões que se instalou nos últimos meses como parte do processo de reestruturação, e ainda contabilizando perdas com a transferência do apresentador Heródoto Barbeiro para a Record, a TV Cultura anunciou 25 novas atrações e colaboradores como a de Marina Person e do diretor de cena Cao Hamburguer.

Tudo a fim de caber no orçamento de 2011, de R$ 190 milhões, dos quais R$ 85 mi vem da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, outra parte de convênios e da receita publicitária que representa apenas R$ 30 mi no faturamento anual. “Investimos R$ 5 milhões em  novas programações para todo o ano”, afirmou o executivo da emissora Fernando de Melo Alves.

A ex-vj Marina fica no lugar de Barbeiro na condução do programa Cultura Retrô, enquanto Cao ocupa lugar no conselho criativo. O músico João Marcelo Boscoli assume o programa Radiola e compôs a trilha sonora das vinhetas, que junto a nova identidade visual da emissora foram desenvolvidas gratuitamente por Marcello Serpa e José Luiz Madeira, da AlmapBBDO. Já as peças publicitárias foram criadas pela Vetor Zero e serão veiculadas em mídias em regime de permuta.

Marina Person assume Retrô, no lugar de Heródoto Barbeiro – Foto de Cleones Ribeiro – divulgação

A grade revela uma redução na produção própria da TV Cultura. “A discussão é complexa porque Cocoricó e Quinta da Cultura é nosso. Outros programas foram revigorados e sendo uma TV pública, temos de abrir espaço para produtores independentes brasileiros”, esclareceu Melo.

Com isso, a grade conta com documentários sobre a revitalização da região da Luz, no centro da cidade de São Paulo na Sessão Independente, as co-produções Telefilmes Cultura, Amores Expressos, Sangue Latino – com 18 entrevistas. “Administramos a grande buscando mais audiência, mas manteremos a linha editorial, educativa e não apelativa”, garantiu o presidente da emissora, João Saad.

E como a competição da TV com a internet representa uma perda sucessiva de audiência, num esforço em atender as novas demandas do público, Saad  anunciou o lançamento de um novo website para a emissora, no ar dia 25 de abril, com foco no telespectador, e interativo para os programas infantis.

Festival de desenhos tem animações escolhidas por Carla Camurati

A grade ainda reserva mais música clássica, rock´n roll, festival de animações selecionados por Carla Camurati, porém, não está totalmente fechada, já que poderá receber mais programas no segundo semestre, inclusive com captação em HD e um reforço no jornalismo, embora a emissora esteja com seu quadro de jornalistas desfalcado, por conta da série de demissões e a perda recente de seu âncora.

por Perla Rossetti