TV Cultura terceiriza comercial

A TV Cultura, que recentemente completou 45 anos de existência, está com um novo departamento comercial. O responsável pelo setor agora é o consórcio formado pela CDN Comunicação e a CF Associados Consultoria e Marketing, empresa que é liderada por Claudio Ferreira, ex-diretor-superintendente do Grupo Veja, da Editora Abril. O executivo também dirigiu departamentos comerciais de alguns dos maiores veículos de comunicação do país, como TV Globo e Globo.com, entre outros.

A principal aposta dessa parceria é colocar a emissora como um player de destaque no mercado publicitário. “Nosso objetivo também é mostrar para o mercado que somos uma rede de TV que tem muita relevância na educação da população brasileira”, explica Ferreira. O edital foi lançado no segundo semestre do ano passado e, depois de uma concorrência que reuniu outras empresas, o contrato foi assinado em fevereiro de 2015.

A primeira estratégia para atingir o objetivo, revela Ferreira, é um trabalho de corpo a corpo com agências e anunciantes. “Essas nossas idas às agências têm sido muito importantes para falar sobre a importância da TV Cultura para o Brasil. Estamos contando que a emissora, que foi eleita a segunda mais importante no quesito TV educativa, aceita, sim, anunciantes”, afirma.

Atualmente, a emissora tem em sua carteira anunciantes como Bradesco, Vale, Petrobras e Casas Bahia, entre outros. “Para a gente é um orgulho representar a TV Cultura comercialmente em todo o país, pois ela é um canal importante para a educação. E nesse momento, onde a credibilidade e a ética estão sendo questionadas, poder representar um importante veículo é motivo de muita honra”, diz o executivo.

De acordo com Ferreira, o contrato é de um ano, mas pode ser renovado conforme forem surgindo os resultados. “Eu acredito muito na emissora e tenho certeza de que esse casamento será longo”, garante.

Cerca de dez profissionais serão responsáveis por, entre diversas funções, captar patrocínio para a emissora. Elas estão distribuídas em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Audiência

Segundo o Ibope, a TV Cultura ocupa a quarta posição entre as emissoras com maior audiência das 21h às 22h. O canal atingiu 1,7 ponto e tem 2,7% de market share no horário. “Agora, com essa estrutura profissional qualificada, muitas pessoas vão saber desses números. Vamos apostar numa estratégia forte para captar novos patrocínios e, com isso, a TV se fortalecerá em um seleto hall de canais”, diz Ferreira.

Até dezembro de 2014, a TV Cultura chegava a 1.632 cidades – em 2013, o sinal atingia 846, o que representa um crescimento de 92%. E, para 2015, a emissora estreará novos programas, como o sucesso “Peppa Pig”, vista, até então, apenas em canais fechados. “A TV Cultura começará a fazer parte das grandes verbas de comunicação do Brasil”, garante o executivo.

Em relação a uma possível crise econômica no Brasil neste ano, Claudio Ferreira aposta em soluções criativas. “Nós já tivemos outras crises econômicas e a publicidade sempre cresceu e mostrou soluções criativas para driblar recessões econômicas.”

Ferreira ainda afirmou que a publicidade brasileira sofre quando surge uma crise. “Ela é sempre a primeira a ser cortada. Infelizmente, no país, a propaganda é vista como custo e não como investimento”, diz. Para isso, o conselho do executivo é olhar para frente e trabalhar. “Se o céu está cinzento, a gente tira os óculos escuros; se está sol, a gente coloca os óculos. É assim que temos de trabalhar: vendo as soluções e não deixando se assustar com a crise”, finaliza.