TV Globo amplia co-produções fora do Brasil
Além de revender novelas e outros programas no exterior (futebol, “Globo Repórter”, minisséries e “Você Decide”), a TV Globo está em negociação com parceiros de Portugal, Estados Unidos (EUA), Alemanha, França, Espanha e Rússia para intensificar a produção de novelas no exterior apenas com atores estrangeiros. Texto, produção e direção serão da TV Globo.
“Queremos fazer co-produções com foco nos países onde serão veiculados os programas”, afirmou o diretor de negócios internacionais da Globo, Ricardo Scalamandré, no primeiro dia do 8o Fórum Brasil – Mercado Internacional de Televisão, realizado pela Converge Comunicações, em São Paulo. Ele acredita que a dublagem dos programas não é uma solução perfeita para todos os mercados. A contextualização e produção em língua local podem garantir maior audiência aos programas. “Com exceção de Portugal, onde já fizemos co-produção em ‘Os Maias’, com estréia simultânea nos dois países (e participação de 50 técnicos da portuguesa SIC), não podemos produzir nossos programas em língua local no exterior. E a dublagem não é sempre a melhor saída”.
Outra inovação é a comercialização de pacotes publicitários no exterior. A novela “Mulheres Apaixonadas”, no Peru, teve merchandising e compra de espaço publicitário da empresa brasileira Natura. Veiculação de especial de carnaval na Fashion TV (exibida em mais de 100 países) incluiu filmes comerciais da Embratur. “Não é a TV que vende. Somos um veículo de comunicação. Se o consumidor não encontrar o produto ou serviço, não compra”, analisou o executivo sobre as possibilidades das empresas brasileiras no exterior. De 2000 a 2007, as vendas internacionais da TV Globo cresceram 85%. Um dos nichos mais atraentes é o de futebol: a Globo criou o pacote internacional “Brazilian Magic Football” exclusivo para o
mercado externo. Executivos de TVs internacionais também vieram ao Brasil em busca de
oportunidades. O presidente da Telemundo, Don Browne, afirmou que veio pesquisar produções nacionais. “A TeleMundo é uma jovem TV. Ainda não estamos preparados para vir para o Brasil. Nosso foco é o mercado hispânico americano.” A novela “Escrava Isaura” (TV Record) está em exibição no canal da NBC Universal em horário nobre. A TeleMundo também já veiculou “O Clone” (TV Globo) com grande sucesso. Há um ano, o canal firmou acordo com o Yahoo para produção de conteúdo exclusivo para internet.
É consenso entre os palestrantes do fórum que as novas mídias (celular e internet) ampliam os domínios das TVs porque podem atrair telespectadores para novos formatos. A Endemol Globo exibe na Itália a novela “Vivere” com chamadas para o celular. “Se a filha briga com a mãe e vai para o quarto, há uma chamada com conteúdo para celular na novela”, afirmou a diretora da Endemol Globo, Carla Affonso. A produtora também criou reality show para o celular “Get to close to”, que estreou na Inglaterra e Espanha. Uma incerteza está relacionada aos custos dessas produções. “Não temos ainda uma saída para saber quem paga a conta da produção”, afirmou Carla.
Sandra Silva