TV Globo, Record e Editora Globo ativam estratégias para capitalizar trimestre
Pacotes comerciais são apresentados ao mercado anunciante e ações atraem marcas para Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo
O resultado do quarto trimestre do ano é o que consolida uma boa temporada de negócios. E o mercado leva a sério o período para fechar metas com chave de ouro, com projetos sob demanda e datas promocionais para chamar a atenção dos consumidores.
Na realidade, os canais de mídia já começam a se preparar com antecedência para o ano seguinte, com a venda dos seus principais pacotes comerciais, sem deixar de olhar para as oportunidades das datas como Dia das Crianças, feriados, Black Friday, Natal, início do verão e Ano Novo. É o momento do 13º salário e essa renda extra contribuir para as ativações, cujo plano primário é prospectar esse recurso cada vez mais disputado.
Apesar de a rotina se repetir, os meios buscam inovação para deixar o óbvio mais atraente e adequado à era da multicanalidade.
A Globo, por exemplo, começa a contagem regressiva para o ‘Big Brother Brasil’ de 2026 a partir de 26 de setembro, que vale por um mês. Ou seja, a emissora aguarda até o dia 26 de outubro a renovação do comprimisso com as marcas que estiveram presentes na grade comercial do reality este ano. O volume previsto para ser arregimentado no mercado é de R$ 1,478 bilhão, apenas com os pacotes fixos.
A prioridade é a renovação com Mercado Livre, Stone, BetNacional, Rexona, Amstel, Downy, Seara, Méqui (McDonald’s), Ademicon, Cif, Sazón, Electrolux, Kwai, Chevrolet, Pantene, iFood, MRV, Nestlé e Delícia.
A Globo também já lançou o plano para Copa do Mundo de 2026, com cotas que variam de R$ 255 milhões a R$ 275 milhões. E o recém-lançado canal no YouTube, o GE TV, que pretende trazer R$ 320 milhões para a operação com as oito cotas, a Fundadora, cada uma por R$ 40 milhões.
Também tem a cota Transmissão, por R$ 25 milhões cada, e uma terceira, sem nomenclatura, com valor de tabela de R$ 15 milhões. E ainda faltam os pacotes para o verão, renovação do futebol e a Fórmula 1, por exemplo.
Globo
“Sabemos que o fim de ano é uma data estratégica e altamente relevante para o mercado. Para muitos setores, representa a maior fatia do faturamento anual. Por isso, a Globo planeja ações muito fortes para o período, dando a oportunidade para os anunciantes e agências embarcarem suas campanhas nas ondas de engajamento provocadas por nossos conteúdos, seja na TV, no streaming ou no digital. Teremos os capítulos finais de ‘Vale Tudo’ e ‘Dona de Mim’, que serão seguidas pelas estreias de ‘Três Graças’ e ‘Coração Acelerado’, respectivamente, ambas estreladas por nomes consagrados da dramaturgia”, detalha a executiva Manzar Feres, diretora de negócios da Globo.