TV por assinatura cresce no mercado brasileiro
A televisão por assinatura cresce no mercado brasileiro, segundo o estudo Mídia Fatos, divulgado pela ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Nos últimos cinco anos, o consumo dos canais pagos em horas aumentou 31%, passando de uma média de 2 horas e 23 minutos por dia em 2010 para 3 horas e 8 minutos diários este ano. A audiência do meio também cresce: hoje é 30% maior em relação a 2010 ao longo do dia e 25% maior no horário nobre, faixa entre 18h e 1h.
O Mídia Fatos também aponta mudanças no perfil do público de TV por assinatura. Nos últimos cinco anos, os segmentos que apresentaram maior crescimento de participação foram os adolescentes (de 12 a 17 anos) e jovens (de 18 a 24 anos), além de assinantes do gênero masculino e de classe C.
A ampliação do público da TV paga se deu ainda por meio de preços acessíveis. Pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ligada à USP) demonstra que o pacote básico de TV paga no Brasil se mantém abaixo da média mundial pelo quarto ano consecutivo. Enquanto no mercado brasileiro a mensalidade custa, em média, US$ 19,49, a média mundial é de US$ 39,89. Em um ranking com 49 países, a TV paga brasileira aparece na 33ª colocação, entre as mais baratas. O estudo compara os valores em mercados que representam mais de 75% do PIB global.
“Além de conquistar um público cada vez maior e mais fiel, a TV por assinatura conta agora também com novas plataformas, com vários canais transmitindo sua programação por aplicativos que permitem ao assinante assistir o que quiser, quando quiser e onde quiser”, destaca Fred Müller, coordenador do Comitê de Publicidade da ABTA. “Com tudo isso, a presença na TV paga vem se tornando estratégica para as marcas que querem atingir seus públicos-alvo em canais e programas dirigidos a cada perfil”.