TV tem quase dois terços das campanhas de grande orçamento
A televisão tem quase dois terços do gasto de mídia em campanhas de publicidade de alto orçamento. Essa é uma das conclusões de um estudo da Warc, que analisou mais de 600 cases em seu banco de dados. Segundo o “Global Ad Trends – A focus on TV”, primeiro relatório mensal de tendências de anúncios globais, focado na TV, as campanhas de alto orçamento (US$ 10 milhões) destinam 66% de seus gastos de mídia ao meio.
Além disso, a TV tem 35% do gasto publicitário global. Os dados dos 12 principais mercados da Warc (Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) que representam aproximadamente dois terços do valor do comércio de anúncios globais, mostram que a TV atraiu 34,9% (US$ 141,8 bilhões) de anúncios em 2016. O pico da década foi em 2010 com 40,5%.
O relatório aponta ainda que conforme o orçamento para campanha aumenta a tendência é crescer também o valor alocado para a TV. Campanhas de baixo orçamento (até US$ 500k) alocam em média 8% na TV e de orçamento médio (US$ 500 a US$ 10 milhões) gastam entre 25% e 60% no meio. As marcas de serviços financeiros e bebidas alcoólicas são as que mais anunciam na TV.
Ainda de acordo com o estudo, nos últimos anos, a alocação de orçamento para a televisão manteve-se em aproximadamente dois terços. A participação da TV no gasto de publicidade global também permaneceu estável.
Outro ponto abordado pela Warc é que os dados da Previsão de Inflação de Mídia da WARC, uma pesquisa de agências de mídia globais, mostram que o custo por mil (CPM) para um spot de TV de 30 segundos deverá aumentar em uma média de 5% no próximo ano numa média global. O CPM da TV nos EUA, o maior mercado do mundo, deverá aumentar com a média, enquanto em mercados em desenvolvimento, como a Índia e a China, esse aumento deve ser maior.
As tendências de anúncios globais fazem parte do serviço online especializado Warc Data. Segundo James McDonald, editor de dados da Warc, o setor de publicidade depende cada vez mais de dados factuais e evidenciados para tomar decisões comerciais diariamente. “Com o lançamento do nosso Relatório mensal de Tendências de anúncios mensais, que está incluído como parte do nosso recém-aprimorado plataforma de dados, forneceremos as informações mais recentes independentes, objetivas e imparciais, tiradas de números reais em vez de dados modelados ou estimados”, afirma.