TV5 Monde foi hackeada pelo Estado Islâmico

Na última quarta-feira (8), o canal francês TV5 Monde foi hackeado por pessoas que dizem ser do Estado Islâmico (EI). A ação impediu que a emissora transmitisse sua programação, perdendo também o controle de suas páginas na internet.

De acordo com a agência de notícias France-Presse, o ataque ocorreu por volta das 18h e, às 21h, a programação da televisão voltou ao normal. No entanto, o site oficial do canal estava fora do ar, com um aviso de “em manutenção”.

O diretor geral da TV5 Monde, Yves Bigot, disse à agência que não foi possível transmitir a programação em nenhum de seus canais. “Nossos sites e nossas redes não estão sob nosso controle, e todos eles exibem reivindicações do Estado Islâmico”. Além disso, documentos de soldados envolvidos nas operações contra o EI foram postados no Facebook da emissora.

Uma das mensagens postadas dizia: “Soldados da França, fiquem longe do Estado Islâmico! Vocês têm a chance de salvar suas famílias, aproveitem”. Outra também afirmava: “Em nome de Alá, o clemente, o todo-misericordioso, o CyberCaliphate continua a liderar sua cyberjihad contra os inimigos do Estado Islâmico”.

Os invasores também acusaram o presidente francês, François Hollande, de ter cometido “um erro imperdoável”, travando “uma guerra que não serve para nada”. “Por isso que os franceses receberam o presente de janeiro no Charlie Hebdo e no Hyper Casher”, referindo-se ao ataque do jornal Charlie Hebdo e a loja de produtos judaicos, que deixaram 17 mortos em Paris, nos dias 7 e 9 de janeiro de 2015.

Essa invasão, de acordo com a agência, ocorreu no dia do lançamento do novo canal da rede, TV5 Monde Style HD, que iniciou suas transmissões na região Ásia-Pacífico, nos países do Magrebe e do Oriente Médio.

A França participa de uma colisão internacional militar contra o Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos, e tem realizado bombardeios aéreos no Iraque e na Síria.

*Com informações do UOL e da AFP