TVs exploram conteúdo proprietário para suas ofertas multiplataforma
Abert trava luta para aval legal de remuneração às emissoras pelas plataformas; TV conectada e streaming apresentam mais opções
O meio TV (aberta e fechada) é o maior ecossistema para abrigar a publicidade das marcas, com um faturamento anual, de acordo com o Cenp Meios, de janeiro a setembro de 2023, de R$ 6,8 bilhões e cerca de 45% de share, conforme as PIs auditadas de 325 agências. A hegemonia vai continuar, apesar do crescimento de outros canais. Porém, há desafios, especialmente o conceito omnichannel que contempla streaming, TV conectada e 3.0.
Na Record, o superintendente-comercial Alarico Neves fala que a agenda de 2024 traz novidades. “Já começamos o ano mais uma vez investindo no maior campeonato regional de futebol do país, o Paulistão. E durante 2024, a Record prepara ainda a segunda edição do realilty ‘A Grande Conquista’ e a 16ª temporada de ‘A Fazenda’. Teremos novidades como, mais uma temporada da série ‘Reis’, além da nova série ‘Rainha da Pérsia’. Tom Cavalcante apresentará a versão brasileira do formato ‘Still Standing’. Investiremos muito em jornalismo e no PlayPlus. Logo no início do ano vem a série de reportagens do ‘Doc Investigação’ no streaming e depois na TV. Para todas essas atrações e outras que anunciaremos em breve, nosso time comercial multiplataforma prepara atraentes formas de captação de negócios e oportunidades de anúncio em nossa programação”.
Naves diz mais: “Em 2024, estamos focados em fortalecer ainda mais nossos principais canais multiplataforma, linear, online e streaming, nos baseando ainda mais em dados, que possibilitem o mapeamento da jornada do nosso espectador, proporcionando soluções de negócios cada vez mais inovadoras para o nosso mercado”.
Nesta segunda-feira (8) a Globo traz sua principal atração do primeiro quadrimestre, o reality ‘BBB’. Dia 22, chega o remake ‘Renascer’. Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da emissora, afirma que a releitura de ‘Renascer’ enfatiza o Brasil.
“As novelas vêm apresentando um forte crescimento no consumo digital do Globoplay: de janeiro a novembro deste ano, tivemos um crescimento de 117% de consumo de novelas no sinal digital da TV Globo. Isso significa que as marcas têm uma grande oportunidade de segmentar suas campanhas dentro de um target específico no break das novelas exibidas ao vivo no Globoplay. Esta atuação multiplataforma estará presente em vários outros projetos, como no Carnaval – que este ano ganha um novo formato com muito mais espaço para as marcas participarem da grande festa –, nos Jogos Olímpicos de Paris, na Eurocopa e na Copa América. No segundo semestre, teremos a estreia de um novo reality musical, também sob o comando de Boninho, que será diário, ao vivo, com desdobramentos em várias telas. É, sem dúvida, uma das nossas grandes apostas para 2024”.
Leia a matéria completa na edição de 8 de janeiro de 2024
(Crédito: Foto de Glenn Carstens-Peters na Unsplash)