Twitch terá show do Criolo em realidade estendida
A Twitch inicia 2021 fortalecendo a parceria com a CrioloTV na exibição de um show inédito do artista, produzido especialmente para a plataforma.
Segundo a plataforma, Criolo XR será o primeiro show em realidade estendida do Brasil e a apresentação será transmitida gratuitamente no canal do rapper, dia 23 janeiro, a partir das 20h30.
A live musical em XR do Brasil permite ao artista uma performance multifacetada, adaptada exclusivamente para a Twitch. Com foco em um conteúdo mais visual do que em shows convencionais, a apresentação é inspirada na comunidade gamer na plataforma, e na participação ativa do público.
Wladimir Winter, diretor de parcerias e conteúdo da Twitch, acredita que “o streaming XR, além de possibilitar novos formatos para apresentações ao vivo em meio à restrição de eventos pela pandemia, acolhe os fãs de entretenimento e expande os horizontes tecnológicos para a vertical de música na Twitch, o que deve ajudar a moldar o futuro do showbiz como conhecemos”.
O cenário permite que o artista interaja com os gráficos criados a partir da engine Unreal, utilizada na programação de games como Fortnite. Para a transmissão, serão usados painéis de LED que vão projetar imagens criando um ambiente virtual em 3D. A câmera capta as imagens por meio de sensores de posição e rotação e projeta o ambiente com perspectiva que gera a ilusão de que o personagem realmente está inserido em um universo virtual.
O mecanismo já foi usado pelo Criolo anteriormente, na produção do clipe de “Sistema Obtuso”, feat com o Tropkillaz. O single, inclusive, está no setlist da apresentação, junto com a também recém lançada “Fellini” e outros sucessos da carreira do artista.
“Vamos fazer algo que não é possível ser feito em um show presencial convencional”, explica Denis Cisma, diretor da apresentação. “O evento foi concebido especialmente para funcionar em livestream na Twitch, utilizando o que há de mais tecnológico no mundo atualmente”. Cisma é o videomaker responsável pelos clipes de “Não Existe Amor em SP” e “Boca de Lobo”. Tito Sabatini, que também assina a direção do espetáculo, tem experiência em transmissões de grandes shows, eventos e premiações.