Twitter divulga campanhas que se destacaram no terceiro trimestre
O Twitter Brasil divulga nesta terça-feira (15) a lista com as campanhas de marcas que aproveitaram os diferenciais da plataforma para transmitir sua mensagem à audiência de maneira “criativa, impactante e efetiva” durante o terceiro trimestre de 2019.
As marcas selecionadas foram Clear Shampoo, Ford Brasil, Guaraná Antarctica, Itaú, McDonald’s Brasil, Natura e Spotify Brasil.
A cada trimestre, o Twitter apresenta as campanhas de destaque na plataforma no período divididas em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. Em cada uma das categorias, o Twitter elenca duas marcas. O levantamento interno aponta ainda uma campanha que reuniu os elementos dos três pilares.
Confira as marcas que se destacaram no Twitter no Brasil entre julho, agosto e setembro de 2019, divididas por pilares:
Estratégia de marca
Natura
Como parte de sua estratégia para rejuvenescer a marca e estabelecer uma conexão com o público jovem, a Natura contou com o apoio do Twitter Next, time responsável por atuar em parceria com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e seus interesses, para orientar o trabalho de uma nova equipe dedicada ao engajamento da Natura em tempo real.
A partir dessa parceria, a estratégia da persona ‘Nat’ foi revista. ‘Nat” é uma influenciadora digital 3D super antenada, a favor da diversidade e sustentabilidade que dá ‘cara’ ao perfil da marca na plataforma desde março de 2019. Para o Rock in Rio, ‘Nat’ fez a cobertura do evento de forma inédita, postando fotos e tweets em tempo real. O público passou a se identificar e se conectar com a ‘Nat’, interagindo em conversas na plataforma de maneira genuína.
Guaraná Antarctica
A campanha #CoisaNossa, do Guaraná Antarctica, mergulhou na cultura dos memes brasileiros para participar das conversas no Twitter de maneira orgânica e colaborativa, reforçando a criatividade, a alegria e a atitude que é original do Brasil.
Estratégia de conteúdo
McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR)
McDonald’s criou e lançou a campanha “Fome de Mc” com base numa conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade específica de comer no Mc, a equipe de Art House reuniu um time de creators para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com “FomeDeMc” . Com olhares diversos, os creators utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal “FomeDeMc”, contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. Neste lançamento de campanha, em parceria com a DPZT, McD não só entrou, mas começou uma conversa através de uma linguagem divertida, se conectando com o target jovem de maneira poderosa.
Clear Shampoo BR
Para conversar como o público fã de games de forma próxima e verdadeira, o Clear Shampoo lançou o desafio #DesafioClear. A marca convidou dois grandes nomes do mundo dos eSports, YoDa e ziGueira, para fazer transmissões ao vivo de seus jogos e convocou o público do Twitter para palpitar sobre quantas vezes eles coçariam suas cabeças durante a transmissão. Como prêmio, o vencedor que acertou o número ganhou um computador gamer completo. As peças da campanha foram go/desenvolvidas por um criador que é gamer e conhece o público-alvo, o que permitiu que a Clear transmitisse as mensagens de seu shampoo anticaspa com naturalidade. Foram criados também emojis com as caricaturas dos jogadores, ativados por meio das hashtags #DesafioClearZigueira e #DesafioClearYoda.
Boas práticas de vídeo e uso de mídia
Ford Brasil
Com o objetivo de destacar as principais qualidades do novo modelo Ecosport, a Ford contou com apoio do time de ArtHouse (área do Twitter que auxilia marcas a criar diferentes conteúdos para a plataforma e se conectar com a audiência) para a produção de vídeos que fossem capazes de demonstrar sensorialmente as vantagens de dirigir o veículo. Com vídeos curtos de 12 segundos e tweets assertivos que ajudam a complementar a mensagem, a marca atingiu a audiência da plataforma de maneira criativa e efetiva. A campanha teve a mídia dirigida pela GTB.
Spotify
A campanha #SoFaltouAquela, criada pela agência CuboCC para o Spotify, usou diversos formatos em vídeo no Twitter para se conectar com a audiência que fala sobre música na plataforma. Com vídeos de até dez segundos que passavam a mensagem mesmo sem som, a marca aproveitou as conversas sobre Rock in Rio para dizer que o festival continuava no Spotify, onde estão disponíveis as músicas de que os fãs sentiram falta ao longo dos shows.
Destaque do trimestre
Itaú
A mensagem do Itaú no Rock in Rio foi focada em respeitar as diferenças e aproximar as pessoas. A partir deste conceito, a campanha #BusqueAsDiferenças deu o tom dos conteúdos feitos por criadores com diferentes vivências, contextos e estilos.
Os conteúdos da campanha, criados 100% em tempo real, tiveram três frentes: 1. Squad Itaú – cobertura do evento pela visão de um time diverso e que realmente abraça as diferenças; 2. Drops audiovisuais – com alto apelo estético e criativo, vários videomakers se espalharam por cantos e ativações do festival para captar o sentimento do Rock in Rio, abrindo e fechando o dia com conteúdos de alto impacto e efeitos visuais; 3. Cobertura Live – aproveitando os shows e apresentações surpresa realizados na Arena Itaú, os criadores realizaram transmissões ao vivo, como a do show da cantora Duda Beat, levando a experiência dos espaços do Rock in Rio para quem estava em casa – além de captação do backstage, depoimentos dos artistas e da reação do público.
Além disso, conteúdos foram produzidos, editados e finalizados em tempo real. As ações, feitas em conjunto pelo time do Itaú e a agência Mutato, com apoio da Africa, além de produtoras parceiras, permitiram que a marca trabalhasse suas ativações com criatividade e no momento certo, aproveitando as atenções voltadas ao Rock in Rio.