Twitter faz mudanças para ampliar uso dos 140 caracteres
O Twitter está com novidades em sua plataforma. A partir de agora, fotos, GIFs, vídeos, enquetes e reproduções de outros tweets deixarão de ser contabilizados como parte do limite de 140 caracteres. Para os tweets de resposta a outros usuários, os nomes dos perfils citados serão exibidos antes da mensagem, deixando de ocupar espaço dentro do texto.
Outra novidade é que as mensagens que comecem com o sinal @ passarão a atingir as timelines de todos os seguidores, e não apenas das pessoas diretamente envolvidas na conversa. Os usuários poderão, também, retweetar seus próprios tweets, impossível antes. Isso valerá também para a função Twitter Quote: o botão que permite reproduzir um Tweet inteiro de outro usuário, agora oferece a opção de reproduzir Tweets do próprio perfil.
“A expansão dos 140 caracteres é uma otimização técnica que não mudará os conceitos do Twitter. Estamos sempre buscando novas formas de incentivar a expressão na plataforma, sem perder as principais características do nosso DNA, como a velocidade e a concisão”, afirma Phillip Klein, diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil.
O objetivo das atualizações é oferecer mais liberdade aos usuários para utilizar os 140 caracteres. Ao longo dos últimos meses, o Twitter vem anunciando uma série de novos recursos para melhorar a experiência do usuário, como a inclusão de GIFs nos Tweets, criação de pesquisas, transmissões via Periscope na linha do tempo, o Twitter #Moments, ferramenta que permite aos usuários do Twitter acompanhar uma seleção dos Tweets mais importantes sobre os principais assuntos, entre outras.