Twitter procura agências para se promover
O Twitter está à procura de agências de publicidade que possam ajudar a rede social a se promover e ganhar usuários, além de construir e reforçar sua marca. De acordo com reportagem publicada pelo Advertising Age, a empresa está convidando agências para apresentar propostas de comunicação e conceitos. Não está claro se a estratégia incluiria meios de massa como a TV, mas aparentemente trata-se de um investimento de baixo custo em mídia.
O veículo afirma que o Twitter estaria atrás de algo que se aproxima mais de um projeto de construção de marca do que de uma relação anunciante-agência. Executivos familiarizados com o assunto acreditam que a rede de microblogs não quer entregar sua conta, e sim encontrar uma agência parceira com que possa contar com projetos esporádicos.
Ao contrário do Facebook, que recentemente lançou comerciais criados pela Wieden+Kennedy nos Estados Unidos, o Twitter não tem uma estrutura de marketing. Com a desaceleração do seu crescimento, é provável que a empresa passe a investir em uma equipe com essas competências para atrair novos usuários.
Recentemente, o Twitter anunciou um crescimento de menos de 4% em sua base de usuários no último trimestre de 2013, totalizando 240 milhões de usuários ativos mensais. Foi o pior crescimento trimestral da rede desde que passou a anunciar publicamente seus números. O desafio agora é conseguir novos usuários e fazer os não ativos a voltar a postar conteúdo.
Apesar de estar em busca de agências, não é a primeira vez que o Twitter trabalha com parceiros do tipo. Em 2012, a West criou um comercial sobre a parceria da empresa com a Nascar, liga de automobilismo americana. A rede também pe uma cliente frequente da Huge nos Estados Unidos. No Brasil, o Twitter anunciou recentemente uma parceria com a DM9DDB (leia mais aqui).