Twitter também influencia audiência do entretenimento na TV

A influência do Twitter nas transmissões de notícias e esportes ao vivo já é evidente, mas um novo estudo divulgado pelo Kantar Media aponta que a rede social também tem força para alavancar a audiência de programas de entretenimento, como reality shows ou séries. A pesquisa “A Year in the Life of TV and Twitter” mostra que a correlação é boa para ambas as telas.

 

Segundo dados do relatório, 50% de todo o tráfego do Twitter relacionado a televisão é relacionado às 30 maiores séries britânicas, com 9% do volume total de visualizações. Excluindo os esportes e as notícias, o segmento televisivo gerou 110 milhões de tweets analisados pela pesquisa, de junho de 2013 a maio deste ano.

O maior número de tweets dentro desta amostra foi relacionado ao X-Factor, com 9,4 milhões, cerca de 8,6% de todo o montante. Big Brother, Britain’s Got Talent, Made in Chelsea e i’m a Celebrity, todos shows relacionados a entretenimento, também foram citados. O evento de uma única data com maior audiência foi o Brit Awards, com 4 milhões de tweets.

 

“Pessoas sempre comentam com amigos e família a respeito desses shows, e o Twitter é uma extensão da sala de estar. O estudo mostra que um show ‘twitter friendly’ tem uma audiência mais fiel”, afirmou o CEO do Kantar Media, Andy Brown.