Twitter usa conversas para criar relações duradouras com marcas
O Twitter se transformou na grande sala de conversas do público em tempos pandêmicos. Se a ida ao bar está impossibilitada pela Covid-19, resta tuitar. Astrid Vasconcellos, communications & business marketing director Latam, explica a estratégia da rede social para 2021 e avalia o cenário atual.
A profissional destaca que o digital já vinha ganhando cada vez mais relevância e isso se potencializou no último ano. Em pouco tempo, a pandemia alterou a maneira como as pessoas se relacionam e consomem, e os consumidores passaram a adotar hábitos cada vez mais digitais. “Já vemos que as pessoas naturalmente estão usando mais os canais digitais para consumir, desde cursos até entrega de comida ou compras de supermercado, passando por serviços bancários e mesmo de entretenimento. De diferentes formas, o uso do digital cresceu exponencialmente, estando cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e abrindo, assim, novas possibilidades de interação entre marcas e consumidores”, analisa.
Segundo a diretora, é possível observar no Twitter um espaço onde as pessoas se conectam em tempo real para ver e discutir de forma aberta o que está acontecendo em torno de assuntos de seu interesse, desde o contexto atual da saúde pública até o BBB.
“Essas conversas têm crescido exponencialmente e criam conexões ainda mais duradouras entre consumidores e as marcas que participam dela, impactando o momento de decisão de compra. O Twitter também promove engajamento direto com campanhas de performance nas quais a pessoa vê a ligação direta do tweet para o produto, por exemplo. Esses são apenas exemplos de algumas mudanças sobre novos interesses e hábitos digitais que vieram para ficar. São um caminho sem volta”, afirma.
Atualmente, o trabalho de Astrid é focado em marketing B2B e o objetivo para 2021 é aumentar a consideração das pessoas, marcas e agências pela plataforma. “O Twitter tem trabalhado para encontrar novas formas de facilitar o acesso das pessoas a conteúdos de seu interesse e oferecer a elas diferentes maneiras de iniciar ou participar de conversas na plataforma. Ao mesmo tempo, também ampliou formatos de publicidade, permitindo que os anunciantes tenham mais opções de contar as histórias de suas marcas. Como marketing, queremos contribuir para reforçar os diferenciais que só o Twitter tem, seja para as pessoas, marcas ou agências”, revela.
Além disso, um dos principais objetivos do Twitter é proteger a conversa pública, realizando um trabalho contínuo em diversas frentes, como no aprimoramento de políticas e no desenvolvimento de ferramentas para que as pessoas possam controlar melhor sua experiência. A comunicação desses esforços é fundamental para ganhar a confiança das pessoas e, consequentemente, gerar mais consideração pelo serviço.
Devido à pandemia, o marketing da rede precisou de agilidade e resiliência para priorizar e repriorizar o trabalho diversas vezes, sempre com o olho em quais projetos e iniciativas agregariam maior valor ao negócio enquanto, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar da equipe. “As pessoas são nosso maior recurso. A Covid-19 tem influenciado e trazido consequências diferentes para as pessoas, por isso tentamos fazer com que elas estivessem amparadas e com as ferramentas apropriadas para conseguir superar este momento tão desafiador. O Twitter foi uma das primeiras empresas a colocar seus colaboradores em trabalho remoto para protegê-los da contaminação e, hoje, todos os nossos esforços estão em garantir o bem-estar físico e mental da nossa equipe. Passamos a adotar globalmente algumas iniciativas com o objetivo de manter os funcionários em condições de exercerem suas atividades mesmo nesta complicada situação. Foi criado, por exemplo, o Dia de Descanso. Uma vez por mês, globalmente, a empresa dá aos funcionários um dia de folga geral. É uma forma de manter as pessoas engajadas e com as energias renovadas. Também fazemos um ‘check-in’ mensal com os funcionários para entender as dificuldades e como eles estão se sentindo”, explica a profissional.
Perguntada se poderia definir seu percurso à frente do marketing do Twitter em uma palavra, Astrid escolheu “agregar”. “Minha trajetória no Twitter começou na área de comunicação e, meses depois, unimos o marketing, criando a estrutura de MarComms. Optamos por isso para buscar ainda mais sinergia e integração aos esforços de comunicação. Isso possibilitou um melhor alinhamento na divulgação da nossa marca, dos nossos produtos e serviços, bem como dos valores da empresa e da diversidade de pontos de vista. Essa nova estrutura também permitiu agregar mais valor ao negócio, às carreiras profissionais dos integrantes na equipe e desenvolver estratégias e projetos inovadores. Temos visto como resultado um crescimento recorde de receita e pessoas que utilizam o serviço e, sem dúvida, a estrutura de MarComms contribuiu para isso”, avalia.
Astrid afirma que vivemos um dos períodos mais desafiadores coletivos do nosso tempo, mas que nos mostrou de uma forma muito clara e emblemática a força e o potencial que tem o ser humano de se reinventar e como podemos superar qualquer desafio. “Juntos vamos vencer isso e sairemos ainda mais ágeis, resilientes e humanos”, finaliza.