Ubisoft aposta no inesperado para divulgar games
Os times de marketing e hub criativo da Ubisoft desenvolveram campanhas curiosas para divulgar games no Brasil em 2020. A empresa convocou nomes nada convencionais para promover alguns de seus títulos.
Watch Dogs Legion e Assassin’s Creed Valhalla, por exemplo, tiveram vídeos estrelados por nomes como o ator Ary Fontoura, o cantor Supla e os repentistas Caju e Castanha.
PROPMARK conversou com os executivos da empresa para saber detalhes da estratégia.
De onde surgem as ideias para as campanhas? A Ubisoft possui uma agência ou é um time interno?
(Paulo Yamashiro – Creative Services Manager) A Ubisoft LATAM trabalha de diversas formas. Temos agências externas responsáveis pelas redes sociais e uma produtora para maioria do conteúdo em vídeo. Mas como é uma prioridade da Ubisoft manter a essência do universo dos nossos jogos em todos os projetos, temos um núcleo interno focado em soluções criativas, o Creative Hub, composto por pessoas de históricos diferentes que juntos buscamos criar campanhas e ideias que ajudam a alavancar nossos jogos. O maior diferencial do Creative Hub é o entendimento total do produto que trabalhamos, nos dando a vantagem de ser mais eficientes. As nossas ideias surgem da troca de experiências e principalmente das conversas sem compromisso entre os membros do núcleo criativo e colegas de trabalho. Acreditamos que não há limites para as sugestões e que todos podem contribuir de alguma forma.
O público gamer é bastante exigente. Vocês percebem isso também quando lançam uma campanha?
(Bruna Soares – Strategic Partnerships & Business Diversification Director) Muito e isso vai além dos jogos, também está nas campanhas e no nosso trabalho local. É importante o gamer brasileiro se sentir representado nas nossas campanhas e nas nossas parcerias. Para nós, é fundamental ter essa conexão verdadeira com os jogadores das franquias da Ubisoft.
Há uma preocupação com a inclusão de mulheres nos filmes?
(Bruna Soares – Strategic Partnerships & Business Diversification Director) Sem dúvidas, TODOS os jogadores precisam fazer parte das nossas campanhas e projetos especiais. Nosso objetivo principal é ter todos os nossos jogadores de alguma forma representados.
O humor está quase sempre presente. Acredita que ele é componente certeiro nas campanhas de games?
(Paulo Yamashiro – Creative Services Manager) Amamos humor, ele faz parte do DNA da Ubisoft, principalmente da Ubisoft Brasil/LATAM. Não temos medo de utilizar ele mesmo quando o jogo é de temática séria. Acreditamos que este é um dos diferenciais da empresa. Porém, não é uma condicional trabalhar com o humor. Gostamos de ter conteúdos que sabemos que vai impactar o público que queremos atingir de uma maneira genuína e, algumas vezes, a ferramenta certa é o humor, outras algo mais sério. Independente do teor do conteúdo, nosso objetivo condicional é sempre surpreender.
A campanha de Watch Dogs mescla grandes nomes do mundo dos games com outros, como o ator Ary Fontoura. Nas campanhas, vocês pensam em atingir o público que não é tão gamer? Como funciona essa estratégia?
(Paulo Yamashiro – Creative Services Manager) Cada projeto que o Creative Hub aborda pensamos em ser fiel ao que o jogo representa, seus objetivos e sua divulgação. A ideia por trás dessa campanha foi reforçar o conceito de “play as anyone” que o Watch Dogs Legion introduz em sua temática. Essa função inovadora do jogo permite que todos os personagens sejam jogáveis, inclusive idosos e outras figuras inusitadas que podem ser encontradas na cidade de Londres, onde se passa a história.
A inclusão do Ary Fontoura e Supla foi contemplada justamente para reforçar esta temática de que qualquer um pode ser um membro da resistência. Com essa ideia de ter essas celebridades na campanha, além de termos o buzz por surpreender com essa escolha inusitada em portais fora do nosso segmento e com diferentes públicos, reforçamos o conceito do jogo.
Há algo que não comentamos que vocês queiram ressaltar?
(Bruna Soares – Strategic Partnerships & Business Diversification Director) Este foi o primeiro ano do Creative Hub e um ano cheio de desafios, mas com um saldo extremamente positivo. O projeto nasceu primeiramente com a area de Business Diversification com o objetivo de oferecer aos parceiros estratégicos, projetos especiais no universo da Ubisoft, criamos isso porque para uma marca estar conectado ao universo de games ela precisa de um projeto que traduza bem os seus valores e intenções para a comunidade de forma muito clara e para nós, é fundamental que essa marca acrescente algo no cenário por meio deste projeto especial, com o tempo isso também foi incorporado aos nossos projetos de marketing.