Um compromisso com a verdade
Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK
Periódicos diários e de assuntos gerais, ou semanários especializados, analógicos e/ou digitais, necessariamente devem manter um permanente compromisso com a verdade, razão maior da fonte inesgotável de sucesso para os que assim agem.
Temos o exemplo recente provocado pela exacerbação política que tem dividido o país, com marcas importantes da imprensa nas suas formas analógicas e digitais posicionando-se de um lado ou de outro e com isso levando ao comprometimento, o que sempre foi e sempre será um compromisso com a verdade que deve nortear os produtos finais dessa importante atividade, que não só informa, como contribui para formar seus milhares e até mesmo milhões de consumidores, não apenas no Brasil, mas em todo o planeta.
Não é sem motivo que os regimes de força, quando impostos em determinada nação, tomam como uma das primeiras medidas censurar e controlar os meios de comunicação. A primeira vítima dessa situação é a verdade, geralmente escamoteada quando isso ocorre.
Na chamada imprensa especializada, à qual pertencemos, nem é necessária a censura oficial para que isso ocorra. Muitas vezes decorre dos compromissos comerciais assumidos por determinados meios, impedindo-os de exercerem livremente as práticas de boa informação e análise dos fatos.
O que mais tem caracterizado nossa trajetória de 54 anos completados com a presente edição é exatamente a preocupação com a independência editorial que nos norteia e que significa simplesmente registrar os fatos como eles são, sob os olhares e a compreensão dos nossos jornalistas e colaboradores, livres para narrativas que condizem com a verdade dos fatos.
No caso do PROPMARK, que, como a própria denominação indica, atua na expansiva área do marketing e do seu igualmente expansivo ferramental da comunicação publicitária, esse compromisso com a verdade vem sendo rigorosamente cumprido há 54 anos, tarefa que não se torna difícil quando o respeito à ética profissional impera.
Dizer aqui que o PROPMARK é um sucesso editorial é redundante. Dificilmente uma publicação especializada alcança tamanha longevidade se não possuir em todos os seus momentos esse compromisso com a verdade, noticiando e analisando os fatos com isenção, produto não apenas do dever profissional, como também da sabedoria existencial.
***
Uma edição que comemora os 54 anos de vida da publicação tem de começar por uma capa brilhante, assertiva, que a diferencie das demais edições do ano, por se tratar de um momento único e especial, ainda mais em um período que já dura anos de grande dificuldade na economia do país.
Essa capa – da nossa edição de hoje, em comemoração a esse significativo aniversário do nosso periódico – é uma criação da F&Q Brasil, sob liderança de Paschoal Fabra Neto, que se desdobra em partes internas, permitindo ao leitor uma vez mais avaliar a importância da criatividade, seja ela colocada onde for.
À equipe da F&Q Brasil os nossos melhores e mais sinceros agradecimentos, por contribuir de forma decisiva com a valorização desta edição histórica.
***
O mercado comemora a aproximação de mais um Cannes Lions, agora em sua 66ª versão. Ele prossegue sendo a mais perfeita aferição da criatividade mundial aplicada à comunicação publicitária. Com sua abrangência hoje para todo o ferramental de comunicação do marketing, o Cannes Lions, segundo se prevê, baterá todos os seus recordes anteriores de presença de público.
O PROPMARK, pioneiro no Brasil na cobertura do Cannes Lions, enviará sete jornalistas da sua equipe para diariamente e a cada minuto do dia, durante a semana do evento, trazer para o leitor via online o que está sendo julgado, apresentado e debatido no Palais.
O patrocínio da nossa equipe é da agência VML Brasil, presidida por Fernando Taralli.
***
Valorizando o impresso, a Netflix anunciou que publicará uma revista impressa, sob a denominação de “Wide”, com sua edição inaugural contendo mais de 100 páginas, cujo conteúdo valorizará sobremodo as pessoas que trabalham nas séries originais da Netflix, com ensaios, entrevistas e comentários sobre as mesmas.
***
O ponto alto das comemorações dos 54 anos do PROPMARK, além desta edição que bate todos os recordes anteriores em conteúdo editorial e publicidade, foi o Fórum PROPMARK, idealizado pela equipe de jornalistas liderada pela nossa editora-chefe, Kelly Dores, com apresentação dos painéis a cargo de Alisson Fernández.
Dividido em três painéis que se aprofundaram na essência da construção publicitária, com participação em cada um deles de valorosos profissionais da comunicação do marketing, o evento realizado no auditório da ESPM Tech, em São Paulo, foi um sucesso de conteúdo e organização. Cobertura completa nesta edição.
***
Na última sexta (17), Humberto Mendes (Fenapro) promoveu o lançamento do seu novo livro, Caminhando por esse mundão de meu Deus…
Nele, Mendes relata episódios vividos ou presenciados com importantes nomes da propaganda brasileira, sempre com o seu inegável estilo de valorizar o conteúdo criativo dos seus personagens.
***
Imperdível a entrevista exclusiva nesta edição com Chuck Porter, chairman e um dos fundadores da Crispin Porter + Bogusky, abordando aspectos importantes da atividade publicitária e da sua agência, enaltecendo o bom momento do braço brasileiro da mesma, comandado pelos sócios André Kassu, Marcos Medeiros e Vinicius Reis.
***
Em uma edição especial como esta, registrando a semana que passou e comemorando mais um aniversário do PROPMARK, cabe aqui uma memorabilia, em homenagem a um dos mais performáticos publicitários e empresários do setor de agências que o Brasil produziu: Roberto Duailibi.
Segundo opinião do grande público que compareceu ao Fórum dos 54 anos do PROPMARK, ele foi um dos grandes destaques do mesmo. Em sua homenagem, relembro uma passagem nossa, quando anos atrás tivemos um desentendimento que nos afastou por algumas semanas.
Até que houve um reencontro à mesa de um bom restaurante, ele entrega a este jornalista um pequeno embrulho, aberto na hora: tratava-se de um apagador escolar, do tempo em que ainda se escrevia com giz na lousa…
Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).